From Indigenous Peoples in Brazil

News

Projeto GATI realiza reunião ampliada dos Conselhos Regionais dos Núcleod Nordeste I e II

03/06/2015

Fonte: Projeto Gestão Ambiental e Territorial Indígena - GATI - www.cggamgati.funai.gov.br



Entre os dias 26 a 28 de maio, aconteceu no auditório da Funasa em Recife-PE, a reunião ampliada dos Conselhos Regionais dos Núcleos Nordeste I e II, do Projeto GATI. Além de trocar experiências entre Terras Indígenas (TIs) que são Áreas de Referencia (ARs) do GATI, o evento também debateu e avaliou as principais ações do projeto nessas regiões. Instalados no início da implementação do projeto, os conselhos regionais, ligados aos oito Núcleos Regionais do GATI, são instâncias de avaliação e monitoramento das ações realizadas em âmbito local. São paritários e constituídos por representantes de governo e por indígenas das TIs que compõe as ARs. O evento foi uma realização do Projeto GATI, Fundação Nacional do Índio (Funai), Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e Fundo Mundial para o Meio Ambiente (GEF). Contou ainda com apoio da Articulação dos Povos Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo (Apoinme).

No primeiro dia, 26/05, o Coordenador Técnico do Projeto GATI, Robert Miller, deu início à reunião, fazendo um balanço geral do histórico e situação atual do projeto, seguido pelas apresentações dos consultores regionais, Isabel Modercin (Nordeste I) e Carlos Ferraz (Nordeste II). Entre as apresentações, os conselheiros fizeram suas avaliações e comentários sobre as ações realizadas. Conforme Wilson Jesus de Souza (servidor da Funai-CTL Pau Brasil e Pataxó Hã Hã Hãe da TI Caramuru-Paraguassu (BA), o diagnóstico sobre recuperação ambiental de rios e nascentes realizado na TI foi muito importante, pois trouxe a discussão sobre o meio ambiente para dentro das comunidades. "E mesmo que o projeto termine, esse tipo de ação vai continuar a ser trabalhada no curto, médio e longo prazo, junto com outros parceiros", afirmou. Para o cacique Marcelo Pankararu, da TI Entre Serras (PE), com o Projeto GATI, a comunidade despertou para fazer a defesa de uma área de caatinga, rica em caroá (uma bromélia cujas folhas são usadas nas vestimentas do ritual do toré). Marcelo afirmou que hoje, este é o único local de caatinga totalmente preservado no território Pankararu.

Na manhã do segundo dia (27/05), por meio de trabalho em grupos os participantes discutiram a proposta de sistematizar as informações referentes a cada Área de Referencia em forma de publicações. Os grupos debateram os objetivos, público-alvo e temas a serem abordados. De acordo com o coordenador da Apoinme, Paulo Tupiniquim, as publicações servirão para divulgar ações ambientais na própria comunidade, como material pedagógico para uso nas escolas, como também mostrarão para o público não indígena, a diversidade de conhecimentos dos povos em usar e manejar os recursos naturais para sua subsistência e geração de renda.
Na parte da tarde do dia 27/05, Maria Aureliano, Coordenadora Técnico Pedagógica do Centro de Desenvolvimento Agroecológico Sabiá, apresentou os resultados dos trabalhos de extensão agroflorestal e agroecológica realizados no âmbito de Carta de Acordo com o Projeto GATI (saiba mais). As ações foram focadas em três Áreas de Referência do projeto e tiveram como destaque a formação de jovens multiplicadores, por meio de três módulos itinerantes. Maria ressaltou a importância destes intercâmbios para que os jovens conhecessem outros povos, fazendo a troca de experiências e conhecimentos, contribuindo assim para o fortalecimento das suas identidades individuais e coletivas. Concluiu sua apresentação dizendo que para os povos indígenas do Nordeste, a agroecologia não pode ser separada da cultura.

No dia seguinte, os grupos discutiram planos de ação para as Áreas de Referência, considerando que o projeto estará encerrando a maioria das suas ações em campo até dezembro de 2015. Assim, o foco do planejamento foi nas atividades que contribuirão efetivamente para a gestão das terras, por meio dos pequenos projetos do edital PPP-GATI, realizado em conjunto com o Instituto Sociedade População e Natureza-ISPN (saiba mais), cujos proponentes são associações indígenas ou parceiros, e os microprojetos, que são iniciativas individuais.

Na parte da tarde foi feita uma discussão sobre a proposta da Apoinme de um centro de formação indígena. Foi observado que a formação abrange várias possibilidades ou focos, entre estas a formação política de lideranças, em agroecologia, em PNGATI e de agentes ou monitores ambientais/territoriais.
Devido à complexidade do tema "formação", foi acordado a necessidade de realizar um segundo momento de discussão e debate, com a presença de instituições parceiras, no segundo semestre de 2015. No final do dia, a reunião encerrou com canto puxado por Toninho Guarani, representante da TI Tupiniquim Guarani/Caieiras Velhas II (ES).

http://cggamgati.funai.gov.br/index.php/projeto-gati/noticias/projeto-gati-realiza-reuniao-ampliada-dos-conselhos-regionais-dos-nucleos-nordeste-i-e-ii/
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source