From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

News

Graduação oferece duas disciplinas em saberes tradicionais

18/08/2015

Fonte: Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG - www.ufmg.br



Neste semestre, serão oferecidas duas disciplinas no Programa de Formação Transversal em Saberes Tradicionais, ambas com 50 vagas. As disciplinas, que serão ministradas nas tardes de terça e quinta-feira e nas manhãs de sábado, são abertas aos alunos de todos os cursos de graduação.

Com carga horária de 90 horas-aula, Arquitetura e cosmociência Xacriabá será ministrada entre setembro e outubro pelas mestras Lourdes Evarista e Libertina Ferro, da aldeia Xacriabá de Caatinguinha, da Reserva de São João das Missões, no Norte de Minas Gerais. A disciplina tratará da espacialidade Xacriabá e sua cosmociência, com base na construção de uma casa de barro no campus Pampulha. A arte da pintura de toá, feita sobre a superfície interna e externa das construções, também será abordada.

A disciplina O livro vivo Huni Kuin: narrativas, plantas e imagens, por sua vez, tem carga horária de 60 horas-aula e será ministrada de 1o de outubro a 5 de novembro, pelo linguista Joaquim Maná Kaxinawá, pelo pajé Dua Bussê, pelo cineasta Zezinho Yube e pela mestra do Kene (desenho) Maria Carlos da Silva Kaxinawá.

Conforme ementa, a disciplina "abordará a língua Hãtxa Kui ("língua verdadeira"), os saberes das plantas medicinais, as formas expressivas do Kene Kui ("desenho verdadeiro") e o cinema feito pelo povo Huni Kui, do Acre."

Abertas aos alunos de todos os cursos de graduação, as disciplinas serão oferecidas na terceira fase da matrícula, nos dias 25 e 26 de agosto, na modalidade Formação Livre, por meio do Sistema Acadêmico da Graduação (Siga).

https://www.ufmg.br/online/arquivos/039662.shtml
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source