From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

News

Índios constroem mais 15 casas

11/06/2005

Fonte: Correio do Povo-Porto Alegre-RS



Cacique caingangue relata para os vereadores projeto para o Morro do Osso

Os caingangues do Morro do Osso e integrantes do Movimento de Justiça e Direitos Humanos foram ouvidos ontem pela Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal. Os índios relataram a situação precária em que vivem e o episódio envolvendo a agressão ao secretário municipal do Meio Ambiente, Beto Moesch, no sábado.
O cacique Jaime Kentanh enfatizou que o grupo construirá mais 15 casas de madeira dentro do Parque Natural do Morro do Osso. Segundo ele, já foram erguidas três. 'Queremos dar melhores condições para nossas crianças. Não há o que nos impeça de construir em uma área que é nossa', afirmou. Kentanh ressalvou que desde o conflito com Moesch o trabalho está suspenso.

A comissão foi procurada na terça-feira, quando o Movimento de Justiça e Direitos Humanos denunciou o que consideram violação dos direitos da comunidade indígena do Morro do Osso. 'A competência para resolver essa questão é da Justiça Federal e não da prefeitura, por envolver indígenas', disse o presidente da entidade, Sergio Bittencourt.

Durante o encontro, houve exibição de fita de vídeo com depoimentos de Moesch tachando os autores da agressão de bandidos. Os índios também distribuíram material explicando que o objetivo da ocupação é manter suas tradições culturais e religiosas. 'Passamos a ter a garantia de que a Câmara ajudará a solucionar o problema dos índios no Morro do Osso', disse Bittencourt.

O presidente da Comissão da Câmara, Ervino Besson, do PDT, acertou visita ao local na próxima terça-feira, às 14h. Na semana que vem ainda deve ocorrer encontro para ouvir a versão do secretário. A intenção, de acordo com ele, é juntar documentos e encaminhá-los ao Ministério Público Federal e Estadual.
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source