From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

News

Mediação do MPF/ES evita conflito em áreas indígenas de Aracruz

11/12/2015

Fonte: Ministério Público Federal no Espítiro Santo - MPF/ES - www.mpf.mp.br/es



Após um dia inteiro de negociações, o Ministério Público Federal no Espírito Santo (MPF/ES), por meio do procurador-chefe Julio de Castilhos e do procurador da República Fernando Amorim Lavieri, conseguiu reverter a situação de crise e possível conflito entre as comunidades indígenas das etnias Tupinikim e Guarani e a empresa Espírito Santo Centrais Elétricas S/A (Escelsa), no município de Aracruz. Tropas da Polícia Militar e policiais federais estavam no local e tinham ordem judicial para impedir qualquer ação dos indígenas de obstrução da circulação de pessoas e veículos da empresa no local das torres.

Com a intervenção do MPF/ES e a realização de uma reunião de conciliação com representante da Escelsa, os indígenas se comprometeram a não causar qualquer dano e permitir a presença de técnicos de manutenção da empresa no local, nesta sexta-feira, dia 11. No entanto, representantes das comunidades permanecerão de prontidão na área até a próxima quarta-feira, dia 16 de dezembro. Nesta data será realizada uma nova reunião com representantes do MPF/ES, da empresa Escelsa, das comunidades indígenas, da Fundação Nacional do Índio (Funai) e da União.

As comunidade reivindicam uma compensação financeira por parte da empresa que tem torres de transmissão de energia instaladas nas terras indígenas. Os representantes das comunidades ocupam a área onde estão localizadas as torres desde o dia 30 de novembro. Conforme a decisão judicial que impede os índios e índias de causarem danos às estruturas de transmissão, caso ocorressem avarias nestes locais, os reparos poderiam ser superiores a 30 dias o que deixaria aproximadamente 82 mil moradores da região sem o abastecimento de energia elétrica.

http://www.mpf.mp.br/es/sala-de-imprensa/noticias-es/mediacao-do-mpf-es-evita-conflito-em-areas-indigenas-de-aracruz
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source