From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

News

CIMI: Índios invadiram área para chamar atenção da Funai

27/06/2005

Autor: Inara Silva

Fonte: Campo Grande News-Campo Grande-MS



Para o Egon Heck, que é um dos coordenadores do CIMI (Conselho Indigenista Missionário) no Estado, os índios guarani-caiuá invadiram neste fim de semana a fazenda São Benedito, em Sete Quedas, na fronteira com o Paraguai, para chamar a atenção da Funai (Fundação Nacional do Índio). Os indígenas reivindicam área de 17 mil hectares na região que eles denominam como Sombrerito.
Conforme Heck, o processo de regularização das terras está lento. O estudo antropológico foi realizado no ano passado, e a perícia ambiental no começo deste ano. No entanto, segundo Heck, falta a presidência da Funai publicar as conclusões do laudo. "Os índios são contra a morosidade e querem agilidade no processo", disse Heck.
A área foi invadida na madrugada de sábado por cerca de 160 indígenas, segundo a PM. Os índios das aldeias Lima Campo, de Japorã, e Jarara, de Juti, chegaram no local em três caminhões. No momento em que invadiam as terras houve reação e um indígena morreu assassinado. O caso foi encaminhado para a Polícia Federal que vai apurar responsabilidades pela morte.
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source