From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

News

PF pode intervir para expulsar índios de fazenda de Douradina

22/02/2016

Autor: Gilmar Lisboa

Fonte: Capital News (Campo Grande - MS) - www.captitalnews.com.br



Termina nesta segunda-feira (22) o prazo para que índios da etnia guarani-caiová deixem uma área pertencente a uma agropecuária em Douradina, no sul de MS, invadida por 23 famílias da etnia há alguns meses.

Caso os índios não saírem da área, a Polícia Federal está autorizada pela Justiça a usar a força para cumprir a reintegração de posse.

Os índios atribuem à etnia a propriedade da área, de cerca de 1 hectare, pertence à empresa Helena Hossri e que engloba as fazendas Coqueiro e Santa Helena --que possuem, no total, 972 hectares.

Segundo a Funai, há na região da área invadida uma terra indígena já delimitada pela Funai (Fundação nacional do Índio), mas cuja demarcação ainda não foi concluída.

Na última semana uma reunião para combinar a saída pacífica dos índios terminou sem acordo. Os índios prometem resistir à ação policial.

A decisão de reintegração de posse foi tomada pela 1ª Vara da Justiça Federal de Dourados no final de janeiro. Na medida, o juiz solicitou a atuação da Polícia Militar do Estado caso a PF, que encabeça a ação, não tenha contingente suficiente para efetuar a retirada forçada.

Na última sexta-feira (19), em entrevista ao UOL, a direção do Cimi (Conselho Indigenista Missionário) informou que os índios dizem que não sairão do local, considerado por eles como parte de terra indígena.

Nos autos do processo que determinou a reintegração de posse, a Funai (Fundação Nacional do Índio) afirma que "os indígenas possuem direito à posse permanente das terras tradicionalmente ocupadas, independentemente de demarcação" e que a finalização da demarcação teria natureza apenas declaratória, não sendo pré-requisito para a ocupação da área pelos indígenas.

Em outra decisão, conforme o UOL, numa liminar de 27 de agosto de 2015, o juiz de 1o instância diz que a empresa é a proprietária da área, que é utilizada para produção agrícola. Segundo o juiz, há "iminência de conflito na área por conta da ocupação irregular pelo grupo de indígenas armados".


Posição oficial


Na sexta-feira, a direção regional da Funai em Campo Grande informou, ao Capital News, que a responsabilidade de acompanhar o imbróglio entre os índios e a agropecuária em Douradina é da regional do órgão em Ponta Porã.

Um funcionário do escritório de Ponta Porã daquele órgão, por sua vez, disse ao site que uma posição sobre o problema de Douradina será dada nesta segunda.
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source