From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

News

Eventos marcam a valorização da cultura indígena em abril

18/04/2016

Fonte: Secretaria de Educação/SC - http://www.sed.sc.gov.br



Procurando desmistificar uma visão errônea que ainda faz parte do estereótipo indígena, diversas unidades escolares, indígenas e não-indígenas, estão realizando ao longo de mês de abril uma série de atividades culturais e de intercâmbio de informações em homenagem ao Dia do Índio, comemorado nesta terça-feira, 19.

Envolvendo cerca de 3000 estudantes das diversas etnias que vivem no Estado, todos os anos, as comunidades indígenas Guarani, Kaingang e Xokleng/Laklanõ apropriaram-se desta data, para realizar atividades que dão visibilidade às suas práticas sociais e culturais.

Entre as atividades que estão sendo promovidas pelas comunidades, estão apresentações de trabalhos acadêmicos, exposição de atividades escolares, oficinas de técnicas artesanais, agrícolas e de construção.


Valorização e atividades em todo o Estado


Em Santa Catarina existem atualmente 33 escolas indígenas na rede pública estadual e 6 na rede municipal, chegando próximo de 3.000 matrículas. Localizadas no interior das aldeias, as escolas indígenas atendem as modalidades Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, além da modalidade Educação de Jovens e Adultos.

Algumas destas escolas já estão, desde o dia 11, realizando atividades de fortalecimento e divulgação da cultura indígena como a Escola Indígena de Ensino Fundamental (EIEF) Tekoa Marangatu, em Imaruí. Durante a última semana a escola realizou a 4ª edição da sua semana cultural, onde expôs oficinas de artesanato, apresentações e gincanas culturais, além de brincadeiras tradicionais e trilha ecológica.

Outras atividades também estão planejadas para acontecerem nesta terça-feira, 19, e quarta-feira, 20, nas regionais de Seara e na Grande Florianópolis. Professores vão propor discussões sobre a cultura indígena e elementos que esta empresta a nossa vida na língua, na alimentação, na arte e na medicina. Além de oficinas e outra atividades.


Marco Legal


O Dia do Índio é comemorado em 19 de abril no Brasil para lembrar a data histórica de 1940, quando se deu o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano. Pela primeira vez as lideranças indígenas apareceram para discutir seus direitos, em um encontro marcante.

A Resolução no. 5/2008, do Conselho Nacional de Educação (CNE), estabelece as diretrizes da Educação Escolar Indígena, respeitando os processos próprios do ensino aprendizagem de cada etnia.

A Lei 11.645/08 torna obrigatória a inclusão da cultura indígena no currículo escolar brasileiro. Por isso, o tema deve estar incluído no planejamento, principalmente das disciplinas de História, Língua Portuguesa e Geografia com discussões e atividades sobre a cultura indígena, ao longo do ano.

A Constituição do Brasil, de 1988, assegurou aos povos indígenas o respeito a sua organização social, costumes, línguas, crenças e tradições, e reconheceu o direito originário sobre as terras que tradicionalmente ocupam. A alimentação escolar não apenas integra o dever do Estado com a educação como também constitui elemento altamente relevante do papel público de promover a saúde, como direito de todos. Com as ações do Programa, os alunos assimilam as boas práticas e compartilham o aprendizado com sua família, melhorando desta forma a alimentação saudável de grande parte da população.



http://www.sed.sc.gov.br/secretaria/noticias/7063-eventos-marcam-a-valorizacao-da-cultura-indigena-em-abril
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source