From Indigenous Peoples in Brazil

News

Índios denunciam exploração da Funai

26/11/1980

Fonte: A Tribuna (Santos - SP)



Documentos anexos


Representantes indígenas, presentes no Tribunal Bertrand Russel, afirmaram que índios no Brasil estão sendo vítimas de exploração e aniquilação sistemáticas, responsabilizando o Governo brasileiro, a Funai, empresas multinacionais e as missões católicas por esses atos. Álvaro Sampaio, índio Tukano, afirmou que os salesianos proibiram, nos vales do Rio Negro, o uso de trajes típicos e que acabaram com a realização de cerimônias tradicionais. Os encarregados da saúde e educação, segundo ele, também proibiram o uso de drogas alucinógenas em cerimônias.

O presidente do Tribunal Federal de Recursos informou que o pedido de habeas corpus, impetrado em favor do cacique Mário Juruna, deverá ser julgado em poucos dias.

A denúncia de que a Funai teria sido avisada previamente a respeito do assassinato do cacique Ângelo Kretan, da reserva de Mangueirinha (PR), foi feita pelo deputado do PMDB-PR, Hélio Duque, que responsabiliza tanto a Funai como o Governo por serem coniventes com o crime.
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source