From Indigenous Peoples in Brazil

News

"Não puderam matar nossas raízes"

21/04/2000

Autor: Jorge Terena

Fonte: Jornal do Brasil (Rio de Janeiro-RJ)



Documentos anexos


Carta enviada por Jorge Terena, da nação Terena do Mato Grosso do Sul, e coordenador administrativo do Distrito Sanitário Especial Indígena de Manaus, a respeito da comemoração dos 500 anos do Descobrimento. Nela, ele aponta a história do contato com os europeus, desde sua chegada ao continente americano até os dias mais recentes.
Apesar dos 500 anos que separam a chegada dos invasores até a data da carta, a história se repete e o direito dos povos indígenas é negado, de forma que no momento da chegada dos portugueses eram 3,5 milhões de índios, e, agora são apenas 350 mil, que continuam a morrer por lutar pelas suas terras, como é o caso das lideranças Ângelo Pankararé, Ângelo Kretan e Marçal Tupã-y.
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source