From Indigenous Peoples in Brazil
News
Deputado quer mandado para Marcos Terena
09/01/1981
Fonte: Correio Braziliense (Brasília-DF)
Documentos anexos
O deputado do PMDB de Alagoas, José Costa, vai encaminhar ao Conselho Nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) um pedido para que o Conselho designe um de seus membros a fim de impetrar mandado de segurança em favor de Marcos Terena, que quer ingressar no quadro de Pilotos de Aeronaves da Funai. A iniciativa do deputado foi motivada pela condição imposta pela Funai que exige do indivíduo indígena emancipação para que possa pertencer ao quadro funcional do órgão. Tal exigência, segundo o deputado, é discriminatória e vai contra o parágrafo 23 do artigo 153 da Constituição assim como viola disposições da Convenção 107 da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Marcos é Terena, tem 28 anos, pertence à comunidade de Taunay e já trabalhou como piloto para a Funai, mas sem qualquer contrato empregatício.
A notícia também traz informações sobre o projeto de desenvolvimento, realizado pela Funai, no Posto Indígena Cacique Double, no Rio Grande do Sul.
A notícia também traz informações sobre o projeto de desenvolvimento, realizado pela Funai, no Posto Indígena Cacique Double, no Rio Grande do Sul.
The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source