From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.
News
MEC quer Estado como gestor, mas educadores preferem os municípios
20/11/1997
Fonte: Diário de Cuiabá (Cuiabá - MT)
Documentos anexos
O texto do capítulo indígena do PNE apresenta controvérsias e polêmicas. A representante do Comitê Nacional de Educação Indígena, Nietta Monte, em Cuiabá (MT), falou sobre o assunto durante a Conferência Ameríndia de Educação Indígena e o Congresso de Professores Índios, eventos realizados simultaneamente. Um dos pontos que gerou descontentamento por parte de educadores diz respeito a estadualização da educação nas aldeias. Este e outros aspectos foram comentados e rebatidos por Nietta Monte.
O professor Bartolomeu Meliá, em palestra concedida à Conferência Ameríndia de Educação, defendeu que a escola tenha sido a grande responsável pela degradação cultural e linguística dos indígenas, destacando três fatores que levaram a isso: o desrespeito à língua, a homogeneização do currículo e a má formação de professores.
O professor Bartolomeu Meliá, em palestra concedida à Conferência Ameríndia de Educação, defendeu que a escola tenha sido a grande responsável pela degradação cultural e linguística dos indígenas, destacando três fatores que levaram a isso: o desrespeito à língua, a homogeneização do currículo e a má formação de professores.
The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source