From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.
News
500 anos sem festa
26/03/2000
Autor: ALMEIDA, Alexandre Ozorio
Fonte: Revista Folha (São Paulo - SP)
Documentos anexos
Nas comemorações dos 500 anos do Brasil, várias escolas de São Paulo tentam promover discussões críticas a respeito da data. Segundo Helenice Ciampi, coordenadora do projeto "Brasil 500 anos de História e Cultura", do Colégio Nossa Sra. das Graças, o objetivo é a reflexão e não a comemoração. O colégio Magno também buscou fugir do ufanismo e do lugar-comum nas comemorações. No projeto "Céu - 500 anos de observação", alunos da primeira série do Ensino Médio estudaram as condições que os navegantes da época de Cabral se depararam para realizar a expedição ao país. Os estudantes de primeira série fazem comparações da vida de crianças índias e brancas através de suas brincadeiras, trabalhos, da relação com os adultos e de processos de aprendizagens. A Escola Granja Viana elaborou um projeto sobre os 500 anos do povo brasileiro. Já a Escola da Vila conta um com um planejamento desenvolvido por representantes de alunos, professores e funcionários sobre a mesma temática.
The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source