From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

News

Caciques brancos

06/07/2016

Autor: CASTRO, Ruy

Fonte: FSP, Opinião, p. A2



Caciques brancos

Ruy Castro

RIO DE JANEIRO - Contra a vontade da ONG Greenpeace, do Ibama, da Funai, da Constituição Federal e dos 12 mil cidadãos da tribo mundurucu, os caciques brancos querem construir uma hidrelétrica em São Luiz do Tapajós, no Pará. Para os indígenas, o rio Tapajós é sagrado. Para os estrategistas, é apenas um gerador de megawatts, mesmo que, para isso, se tenha de passar o rodo em várias aldeias, alagando-as ou ilhando-as. É natural que isso desagrade aos mundurucus - afinal, a terra é deles desde que a conquistaram nos séculos 17 e 18.
Sim, eu sei, o Brasil precisa de energia para tocar suas indústrias, iluminar seus salões e fazer rodar seus secadores de cabelo. A pergunta é se isto precisa ser à custa do ambiente e de propriedades, culturas e vidas. Sem falar nos interesses ocultos, nem sempre tão ocultos, como se diz a respeito de outra hidrelétrica, a de Belo Monte, também no Pará, e da famosa transposição do rio São Francisco. Todas essas obras eram gerenciadas pelo PT.
O Brasil dos militares também gostava de obras assim, ditas então faraônicas. Era o "Brasil Grande", aquele que nada, nem o bom senso, conseguiria deter. Algumas provavelmente não seriam permitidas hoje, como a usina de Angra, uma granada sem pino numa das baías mais deslumbrantes do mundo, e Itaipu, afogando o Salto das Sete Quedas, que a natureza levara milhões de anos para construir. A grita contra elas talvez impedisse que fossem cometidas.
E olhe que tivemos sorte. A ditadura acabou antes que eles cogitassem ousadias como o aterro do rio Amazonas, o elevado Rio-São Paulo, o túnel Oiapoque-Chuí ou o porto de mar de Brasília. O fato de essas ideias estarem a um passo da insanidade não impediria que fossem levadas a sério - tudo era possível naquele tempo.
Pensando bem, tudo continua possível em nosso tempo.

FSP, 06/07/2016, Opinião, p. A2

http://www1.folha.uol.com.br/colunas/ruycastro/2016/07/1788891-caciques-brancos.shtml
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source