From Indigenous Peoples in Brazil

News

Semarh apresenta Aldeia Sustentável à comunidade Indígena Xucuru Kariri

08/09/2016

Autor: Débora Rosset

Fonte: Agência Alagoas- http://www.agenciaalagoas.al.gov.br



As políticas públicas desenvolvidas pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) foram apresentadas à população indígena Xucuru Kariri, localizada em Palmeira dos Índios. Os índios da Aldeia Fazenda Canto foram recebidos pelo secretário Alexandre Ayres e a equipe da Superintendência de Meio Ambiente (SMA).

Inicialmente, a Semarh mostrou como funciona o projeto Aldeia Sustentável, que consiste em levar e ampliar os acessos à educação ambiental, coleta seletiva, plantio de mudas nativas e gestão adequada dos resíduos sólidos.

Para o secretário Alexandre Ayres, é preciso realizar um diagnóstico social e posteriormente colocar em prática a execução do Aldeia Sustentável.

"O povo indígena tem acesso à informação, a tecnologia e a produtos industrializados que não podem ser jogados de forma aleatória na natureza, portanto a Semarh irá realizar um diagnóstico no local para levar políticas públicas", assegura o secretário.

Segundo o superintendente de Meio Ambiente, Mateus Gonzales, uma equipe da Secretaria estará na Aldeia Fazenda Canto nesta quinta-feira (8) e na sexta-feira (9) para fazer os levantamentos sociais das principais necessidades da região.

Durante o encontro, que ocorreu na última terça-feira (6) na sede da Semarh, os indígenas apresentaram as suas demandas em busca de melhorar o fornecimento de água na Aldeia Fazenda Canto.

De imediato, Ayres destacou que a Semarh conta com programas de infraestrutura hídrica em benefício das comunidades que são distantes dos centros municipais. O secretário listou, por exemplo, a atuação do Programa de Perfuração de Poços, Água Doce, Água Para Todos e Recuperação de Nascentes.



http://www.agenciaalagoas.al.gov.br/noticia/item/8453-semarh-apresenta-aldeia-sustentavel-a-comunidade-indigena-xuxuru-kariri
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source