From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

News

Justiça nega liberdade a fazendeiros presos por ataque a índios

06/10/2016

Autor: Helio de Freitas

Fonte: Campo Grande News- http://www.campograndenews.com.br



Dos cinco fazendeiros presos em agosto deste ano pelo ataque a tiros aos índios que invadiram a fazenda Yvu, no município de Caarapó, a 283 km de Campo Grande, dois já tiveram a liberdade negada pelo STJ (Superior Tribunal de Justiça) e pelo TRF (Tribunal Regional Federal) da 3ª Região, em São Paulo.

Feito no dia 14 de junho por pelo menos 200 produtores rurais, funcionários de fazendas e seguranças, o ataque deixou seis índios feridos e o agente de saúde indígena Clodioude de Souza, 26, morreu atingido por vários tiros.

O primeiro a ter a liberdade negada foi o dono da fazenda, Nelson Buainain Filho, 63. A decisão foi tomada pela quinta turma do STJ, que manteve a decisão do TRF. Ele está preso em Campo Grande.

O relator do processo, ministro Ribeiro Dantas rejeitou a alegação da defesa de que houve confronto entre fazendeiros e índios e reafirmou o uso imoderado da força por parte dos produtores rurais "que não só estavam em franca superioridade numérica, como também estavam munidos de diversos armamentos letais".

Na decisão, Ribeiro Dantas citou o depoimento do indígena Libércio Marques, de que os fazendeiros "miravam nas pessoas" durante o ataque. "Soma-se a isso o fato de não haver notícia de qualquer ferimento, ainda que leve, de nenhum dos 200 a 300 produtores rurais envolvidos nos fatos. Não há como se falar em 'confronto' quando de um lado há uma morte e diversas lesões corporais decorrentes da utilização de armas letais".

Para o ministro do STJ, ficou evidenciado que o grupo disparou assumindo o risco de matar os índios. "Não se pode reputar que eles se utilizaram de meios moderados, diante do uso de armas de fogo, tratores e veículos", afirmou. O grupo de índios seria de 40 a 50, segundo os autos.


TRF


Na segunda-feira (3), a desembargadora federal Cecília Melo, do TRF em São Paulo, negou liminar ao pedido de habeas corpus impetrado pela defesa do produtor rural Eduardo Yoshio Tomonaga, o "Japonês", que está preso na penitenciária de Dourados.

"Os indícios de autoria com relação ao paciente Eduardo são suficientes a embasar a necessidade de sua prisão cautelar, sendo de se frisar que o paciente foi identificado, em duas oportunidades, como sendo uma das pessoas armadas e sem capuz que participaram da retirada dos indígenas da Fazenda Yvu", afirma a desembargadora.

Além de Buainain e Japonês, estão presos em Dourados Jesus Camacho, Virgílio Mettifogo e Dionei Guedin. O julgamento do pedido de liberdade deles está previsto para o dia 18 deste mês, no TRF.



http://www.campograndenews.com.br/cidades/interior/justica-nega-liberdade-a-fazendeiros-presos-por-ataque-a-indios
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source