From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

News

Délia vai ao encontro da problemática indígena e propõe fim das divisões

18/01/2017

Fonte: Agora MS- http://www.agorams.com.br



A prefeita Délia Razuk reuniu com os capitães das aldeias Jaguapiru e Bororó na Reserva Indígena de Dourados, além de lideranças que representam as comunidades Guarani-Nhandeva e Terena e afirmou que foi eleita no dia 2 de outubro para ser a prefeita de todos os douradenses. "Não quero divisões das aldeias e nem a separação entre a Reserva e a cidade. Somos todos Dourados e é assim que vamos trabalhar", garantiu a prefeita no final da tarde de terça-feira (17).

Acompanhada do secretário municipal de Agricultura Familiar, Landmark Ferreira Rios, a prefeita foi recebida pelo ex-candidato a vereador, o advogado Wilson Matos e, logo na chegada, lembrou das muitas vezes que esteve na Reserva acompanhando o marido, ex-deputado Roberto Razuk, que realizou trabalho intenso de apoio aos agricultores indígenas. "Que bom que a senhora veio, agora nós confiamos, porque mulher é diferente, ela enfrenta os problemas de frente", saudou a artesã Alda Silva, uma das primeiras a cumprimentar Délia.

Depois de ouvir as principais reivindicações das lideranças, relacionadas, principalmente, com a situação das estradas que cortam as aldeias e a necessidade de reativação da Vila Olímpica Indígena, Délia Razuk disse que sabe das necessidades daquela comunidade e que já determinou que todas as Secretarias sejam mobilizadas.

A prefeita recomendou que o advogado Wilson Matos comande o processo de reestruturação da Coordenadoria de Assuntos Indígenas, ouvindo as pessoas que realmente estejam comprometidas com este processo e afirmou que a estrutura da Prefeitura estará sempre presente para atender os habitantes da Reserva.

"Sei que vocês querem estradas boas, com cascalho, escolas com merenda, a Vila Olímpica funcionando e condições para poder vender o que produzem da terra, esse é um compromisso nosso; a disputa eleitoral ficou pra trás, daqui pra frente existe a disposição para o trabalho por Dourados, incluindo os índios das duas aldeias daqui e dos assentamentos indígenas na cidade", anunciou.

Ao final, a professora universitária Edna de Souza disse que a presença da prefeita, com o secretário e assessores, significa um novo marco para a comunidade. "É a primeira vez, em meus 66 anos de vida, que vejo uma prefeita que, ainda no primeiro mês de mandato, já vem amassar o barro com a gente, sentir os nossos problemas e conhecer a realidade das nossas estradas, das nossas escolas e da nossa saúde", afirmou.



http://www.agorams.com.br/jornal/2017/01/delia-vai-ao-encontro-da-problematica-indigena-e-propoe-fim-das-divisoes/
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source