From Indigenous Peoples in Brazil

News

Indígenas fecham ponte Ayrton Senna em protesto contra o governo federal

03/04/2017

Fonte: Brasil de Fato brasildefato.com.br



Cerca de 450 indígenas da etnia Guarani ocupam, desde às três horas da madrugada desta segunda-feira (3), a ponte Ayrton Senna, no município de Terra Roxa, entre Guaíra (PR) e Mundo Novo (MS), no Oeste do Paraná. Entre as pautas principais da mobilização estão a demarcação dos territórios, o acesso a saneamento básico, cestas básicas, água, saúde, educação, a reforma das vias de acesso às aldeias e às escolas e a contratação de agentes de saúde e de professores.

Durante o protesto, a indígena Raquel Martins Rodrigues, da aldeia Karumbe'y, leu um abaixo-assinado dirigido à Fundação Nacional do Índio (Funai), ao Ministério Público federal e às autoridades municipais e estaduais, exigindo melhores condições de vida nas aldeias. Também participam da ação moradores das aldeias Porã, Mirim, Taturi, Jevy, Yvy Porã e Guarani.

Pela manhã, os prefeitos de Guaíra e Terra Roxa compareceram ao local para tentar um acordo e desocupar a ponte. No abaixo-assinado, os indígenas afirmam que estão "decididos a continuar na ocupação enquanto as autoridades de responsabilidade legal não assumirem a parte que lhes compete dentro de prazos assumidos em documentos".

Em janeiro deste ano, o governo Michel Temer (PMDB) publicou no Diário Oficial da União a Portaria no 80, que transfere a responsabilidade de demarcação dos territórios da Funai para o Ministério da Justiça, ameaçando uma série de conquistas legais dos povos indígenas desde o fim da ditadura militar, em 1985.



https://www.brasildefato.com.br/2017/04/03/indigenas-fecham-ponte-ayrton-senna-em-protesto-contra-o-governo-federal/
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source