From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Parque Indígena do Xingu, santuário da cultura brasileira que completa 56 anos

14/04/2017

Fonte: El País- http://brasil.elpais.com



O Parque Indígena do Xingu completa nesta sexta-feira, 14 de abril, 56 anos de sua fundação e o aniversário da reserva, uma das maiores e mais famosas do gênero no mundo, foi celebrado pelo Google com um Doodle comemorativo.

Criado em 1961 durante o governo do então presidente Jânio Quadros, o Parque Indígena do Xingu só se tornou uma realidade após longa campanha dos irmãos Orlando e Leonardo Villas-Bôas e do antropólogo Darcy Ribeiro, que à época trabalhava no Serviço de Proteção ao Índio, entre outros ativistas brasileiros. Localizada no Estado do Mato Grosso, a reserva foi a primeira terra indígena homologada pelo Governo federal e, atualmente, conta com cerca de 27.000 quilômetros quadrados.

Santuário da cultura e da biodiversidade brasileira, o Parque Indígena do Xingu abriga uma população de aproximadamente de 5.500 índios de 14 aldeias: Kamayurá, Kaiabi, Yudjá, Aweti, Mehinako, Wauja, Yawalapiti, Ikpeng, Kalapalo, Kuikuro, Matipu, Nahukwá, Suyá, e Trumai.

Os elementos da cultura da população indígena brasileira foram incorporados ao Doodle, entre elas o rio Xingu, além das cestas de pesca, as raízes de mandioca, cocares, entre outros elementos.



http://brasil.elpais.com/brasil/2017/04/14/politica/1492188559_840197.html
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.