From Indigenous Peoples in Brazil

News

"Fogo na Floresta" denuncia desmatamento e mudanças climáticas no Xingu

26/04/2017

Fonte: Brasileiros - http://brasileiros.com.br



"Fogo na Floresta" denuncia desmatamento e mudanças climáticas no Xingu
Produzido pelo Instituto Socioambiental e dirigido por Tadeu Jungle, o filme é composto por imagens 360 graus que levam o espectador a viajar pelo dia a dia da tribo, inclusive o principal problema que as comunidades da região do Alto Xingu enfrentam: as queimadas

André Neves Sampaio
26/04/2017 14:07, atualizada às 27/04/2017 11:34

Todo brasileiro já ouviu falar sobre os índios, as tribos e seus costumes, mas poucos têm a oportunidade, ou o interesse de viajar até uma tribo indígena. Pensando em retratar a rotina da Tribo Waurá, do Parque Indígena do Xingu, em Mato Grosso, o Instituto Socioambiental , em parceria com a Academia de Filmes, lança o filme Fogo na Floresta, um curta-metragem de 7 minutos em realidade virtual.
O fogo é usado como método de sobrevivência dos índios, principalmente como forma de abertura de roças, há muito anos, mas, devido ao desmatamento e às mudanças climáticas, a atividade está se tornando incontrolável. "A valorização das commodites de soja resultou em aumento drástico de desmatamento na região. Desde o início da década de 80 até hoje, cerca de 6 milhões de hectares foram desmatados no entorno do Parque Indígena do Xingu. Isso impacta diretamente o clima da região, mudando a intensidade das chuvas e deixando o clima mais seco", conta Paulo Junqueira, coordenador do ISA no Xingu e produtor do filme.
O diretor Tadeu Jungle conta que logo que chegaram na aldeia já se depararam com fogo no entorno e perceberam que além das plantações, do futebol, das cerâmicas, o fogo também faz parte do cotidiano da comunidade, sendo um problema iminente. "O filme em realidade virtual pode adquirir um impacto nos espectadores pois eles se envolvem com a história de maneira imersiva e, consequentemente, conhecem o dia a dia dos Waúra", diz o diretor.
Fogo na Floresta também passeia pelas atividades da tribo como o jogo de futebol, a cerâmica, o produção de farinha, a educação em sala de aula, entre outras atividades da rotina. Para quem nunca teve a oportunidade de conhecer uma comunidade indígena, o filme em realidade digital consegue transportar por 7 minutos o espectador direto para dentro da tribo. Como disse Paulo Junqueira em entrevista: "O Brasil precisa conhecer o Brasil".
O lançamento oficial do filme ocorre nesta quinta-feira (27), no Festival Internacional de Documentários "É Tudo Verdade", às 18h. Duas lideranças Waurá também participarão do lançamento em um debate.
O ISA apoia os povos do Xingu a se defender dos efeitos do desmatamento e das mudanças climáticas com formação de brigada indígena de prevenção e combate a incêndios, resgate de técnicas de queima controlada da roças, estudo sobre os efeitos das queimadas nas aldeias, restauração florestal dentro e fora do Parque Indígena do Xingu e monitoramento diário de focos de calor via satélite, entre outras atividades.
Além do Festival "É Tudo Verdade", o filme também participará da 5ª mostra de cinema Ecofalante e em junho será lançado na internet.


http://brasileiros.com.br/2017/04/fogo-na-floresta-denuncia-desmatamento-e-mudancas-climaticas-no-xingu/
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source