From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

News

Tribo Kiriri tenta documento na Funai que comprove ocupação em Caldas

14/03/2017

Fonte: G1- http://g1.globo.com



Os índios da tribo Kiriri continuam tentando uma autorização junto à Fundação Nacional do Índio (Funai) para permanecer na área ocupada na madrugada desta segunda-feira (14) no bairro Rio Verde, no munícipio de Caldas (MG). Os índios são de Muquém de São Francisco, no Sul da Bahia, e desde outubro do ano passado estão no Sul de Minas. Antes da ocupação, eles estavam em uma chácara alugada na cidade.

Entretanto, a ocupação já virou motivo de um de boletim de ocorrência na Polícia Militar. Quem recorreu ao registro foi o fiel depositário da fazenda. No documento, ele afirma que os índios invadiram a área. A tribo discorda e garante que essas terras pertencem ao Governo Federal.

"Sabemos que é do Governo. A gente quer trabalhar, a gente quer produzir na terra e não para poder pegar uma terra para alugar para pessoas de fora. A gente quer produzir, plantar, crescer. Esse é o nosso sonho", explicou a índia e dona de casa Roseni Ramos de Souza.

De Governador Valadares (MG), a sede da Funai em Minas Gerais afirmou que já existe uma negociação com a tribo Kiriri. A fundação disse ainda que já existia um projeto para construir um campus de uma universidade estadual neste espaço, o que pode dificultar todo o processo de liberação para moradia dos índios. A Funai informou também que o próximo passo é fazer uma visita às terras ocupadas em Caldas.

"A gente já está acabando de enviar o documento para a Funai para regularizar direitinho e aí vamos esperar a resposta deles [para saber] o que eles vão fazer para a gente", disse o cacique da tribo Kiriri, Adenílson de França Santos.

Enquanto isso, a tribo segue instalada nas terras de forma improvisada na área que equivale a 55 hectares, é cercada e sem plantações. No local foi montado um acampamento provisório, onde 27 índios da tribo Kiriri já estão morando e, onde em breve, esperam usufruir da terra.

"[A terra a gente] considera como nossa mãe e de onde a gente tira toda a fortaleza e sustento para nossos filhos", falou o cacique.

Das antigas terras, no Sul da Bahia, trouxeram pouco, mas garantem que os planos para a nova aldeia são muitos. "Fazer produção, plantar para poder criar nosos filhos. A gente vive disso, da agricultura , e o sonho mesmo é produzir milho, feijão, batata doce, o que der, o que a terra der a gente produz", contou a índia.

A produção da EPTV Sul de Minas entrou em contato com o fiel depositário, mas ele disse que não falaria sobre o assunto.


Tribo Xucuru Kariri


Desde 2001, Caldas também abriga a tribo Xucuru Kariris, que deixou Palmeira dos Índios, em Alagoas, para montar aldeia no Sul de Minas. A tribo atualmente tem cerca de 150 membros e é comandada por Thyeru Jal, que assumiu a comunidade, após a morte do pai, o cacique José Sátiro, em agosto de 2015.



http://g1.globo.com/mg/sul-de-minas/noticia/2017/03/tribo-kiriri-tenta-documento-na-funai-que-comprove-ocupacao-em-caldas.html
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source