From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

News

Etnia Pitaguary recebe Formação de Cineastas Indígenas

20/06/2017

Fonte: Portal Vermelho vermelho.org.br



A Associação de Mulheres Indígenas Jenipapo-Kanindé realizou entre os dias 16 e 18 de junho, o Módulo Pitaguary da Formação de Cineastas Indígenas - Um olhar etnográfico, projeto apoiado pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult). As atividades aconteceram na Escola Indígena Itá-ara, da aldeia Olho D'água, em Maracanaú e Pacatuba, Região Metropolitana de Fortaleza.

Este foi o quarto módulo do projeto, que também contemplou as etnias Jenipapo-Kanindé, Kanindé de Aratuba e Tapeba, promovendo a capacitação de jovens indígenas e o intercâmbio cultural entre diversas aldeias do Ceará. Foram aproximadamente 15 alunos por curso.

Além de oficinas de fotografia e de produção e realização audiovisual, a programação incluiu rodas de conversa, vivências na mata, rituais indígenas e uma mostra de filmes etnográficos. Segundo a Cacique Irê, sucessora da Cacique Pequena na liderança da etnia Jenipapo-Kanindé, o projeto tem o objetivo de proporcionar aos participantes meios de registro e expressão da própria cultura. "A gente tem a necessidade de poder registrar a nossa própria história, o nosso próprio povo, do olhar do índio para outro índio." Salienta.

Entretanto, a Cacique, também diretora da Escola Indígena Jenipapo-Kanindé, aponta outros benefícios da iniciativa, como a melhoria do desempenho escolar dos participantes, a expansão de horizontes profissionais e a integração entre os povos indígenas do estado. Os resultados se refletem na qualidade da produção dos módulos, realizada por membros das aldeias envolvidas, e no desenvolvimento dos jovens Jenipapo-Kanindé que participaram da primeira formação, em abril deste ano, e atuaram como monitores das demais oficinas do projeto. Desta forma, eles aprofundaram e transmitiram os conhecimentos adquiridos.

Para viabilizar a continuidade do processo de aprendizado vivenciado nas oficinas, uma câmera fotográfica profissional foi doada à cada aldeia participante, e os facilitadores Henrique Dídimo e Iago Barreto retornarão aos locais, aproximadamente um mês após cada módulo, para ministrar uma oficina de edição de vídeo. Apesar do público alvo específico, houve flexibilidade para a participação de alunos de outras faixas etárias, respeitando o caráter inclusivo da pedagogia indígena.

Contando com o apoio da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, a Formação deu seguimento à primeira e à segunda Mostra Indígena de Filmes Etnográficos do Ceará, realizadas em 2015 e 2016, na aldeia Lagoa Encantada, da etnia Jenipapo-Kanindé, em Aquiraz. Além da exibição de filmes com enfoque em questões indígenas, a programação dos eventos incluía uma série de oficinas de audiovisual.

A Associação de Mulheres Indígenas Jenipapo-Kanindé

Fundada em 2002, a Associação das Mulheres Indígenas Jenipapo-Kanindé (AMIJK) tem por objetivos defender os direitos das mulheres indígenas e melhorar a qualidade de vida dos povos da etnia Jenipapo-Kanindé, promovendo a cultura nativa, a saúde e a geração de renda na comunidade.

A etnia Pitaguary

O povo Pitaguary, vive em diversas localidades do estado, principalmente na Região Metropolitana de Fortaleza, e descende dos índios Potiguaras (ou Pitiguaras) estabelecidos junto à barra do Rio Ceará no século XVII. Nos município de Maracanaú, estão localizadas as aldeias Santo Antônio, Horto e Olho D'Água. Já em Pacatuba, no sopé da serra da Monguba, localiza-se a aldeia Monguba. O Módulo Pitaguary da Formação de Cineastas Indígenas foi realizado na Escola Indígena Itá-ara, em Pacatuba, que assiste à aldeia Olho D'água.




http://www.vermelho.org.br/noticia/298361-1
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source