From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

News

ONU lança documentário que fala sobre miséria e resistência dos guarani kaiowá

13/09/2017

Autor: Angela Kempfer

Fonte: Campo Grande News campograndenews.com.br



A luta das comunidades guarani kaiowá de Mato Grosso do Sul é mais uma vez destaque em material produzido pela ONU (Organização das Nações Unidas). A nova tentativa de conscientizar sobre a necessidade de discutir a realidade nas aldeias veio em forma de documentário e em comemoração aos 10 anos da Declaração da ONU sobre os Direitos dos Povos Indígenas.

A intenção do filme "Guarani e Kaiowá: Pelo direito de viver no Tekoha", segundo a ONU/Brasil, é mostrar a importância dos povos indígenas na formação e riqueza da sociedade e como eles são ameaçados.

O documentário reforça que "a situação territorial é dramática e provoca uma série de abusos de direitos humanos no Brasil"

No projeto executado pelo Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio), a equipe percorreu cerca de mil quilômetros em Mato Grosso do Sul, visitando a Reserva Indígena de Dourados e pequenas aldeias guarani do Estado, que são exemplos de confinamento humano.

A ONU/Brasil tem produzido vários documentários sobre a realidade indígena guarani, o maior grupo étnico hoje no País. No canal da organização no Youtube há um vasto material sobre o assunto, inclusive, falando sobre os suicídios dentro da comunidade.

https://www.youtube.com/watch?v=ED5rHU1YEKE



https://www.campograndenews.com.br/lado-b/cinema/onu-lanca-documentario-que-fala-sobre-miseria-e-resistencia-dos-guarani-kaiowa
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source