From Indigenous Peoples in Brazil

News

Indígenas do AM denunciam retirada de escolas em Nova Olinda do Norte; MPF cobra providências

12/06/2018

Autor: Renata Martins

Fonte: Radioagência nacional http://radioagencianacional.ebc.com.br/



A Prefeitura de Nova Olinda do Norte, no Amazonas, deve adotar medidas para evitar a retirada de escolas em zonas que atendam indígenas com necessidade de extensos deslocamentos, tais como a escola da aldeia São Pedro.

Na Região do Baixo Rio Madeira, diversos alunos do povo indígena Maraguá estão sem escola. A recomendação foi feita pelo Ministério Público Federal no estado.

O procurador da República Fernando Merloto cita algumas questões levadas ao órgão por lideranças indígenas.

Segundo o MPF, o ano letivo de 2018 sequer começou em algumas comunidades indígenas de Nova Olinda do Norte e outras estão na iminência de paralisar as atividades por falta de assistência.

A recomendação prevê ainda estudo para criação de escolas de nível médio e ajustes no processo seletivo para contratar professores indígenas. Os gestores municipais têm 15 dias para informar ao MPF esclarecimentos detalhados sobre as providências a serem adotadas.

A reportagem não conseguiu falar com a prefeitura de Nova Olinda do Norte.



http://radioagencianacional.ebc.com.br/educacao/audio/2018-06/indigenas-do-am-denunciam-retirada-de-escolas-em-nova-olinda-do-norte-mpf
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source