From Indigenous Peoples in Brazil

News

Cacique preso suspeito de exigir R$ 7,5 mil para liberar caminhoneiro é solto em MT

17/10/2019

Fonte: G1 - https://g1.globo.com



Robson Tsu'a e Cristovão Tserero foram presos por extorsão. Defensoria entrou com liminar pedindo a soltura do cacique, argumentando que a prisão causou comoção na comunidade indígena e afetou o cotidiano da tribo.

O cacique Robson Tsu'a Teserê Urã, da Terra Indígena São Marcos, preso suspeito de extorsão, foi solto na terça-feira (15) após decisão da Justiça em Barra do Garças, a 516 km de Cuiabá. Além dele, outro indígena, Cristovão Tserero O'di Tsôrõre, também é suspeito de extorsão.

De acordo com a Polícia Civil, os índios impediram a passagem de um caminhão e exigiram R$ 7,5 mil do motorista para a liberação do veículo, na aldeia São Marcos, da etnia Xavante, no dia 5 de outubro.

O juiz da Segunda Vara Criminal de Barra do Garças, Alexandre Delicato Pampado, determinou, na quinta-feira (10), a expedição de alvará de soltura de Cristovão e decretou a prisão preventiva do Cacique Robson.

Durante a audiência de custódia, um grupo de aproximadamente 100 indígenas tentou invadir o Fórum de Barra do Garças.

Após a prisão, a Defensoria Pública de Mato Grosso entrou com uma liminar pedindo a soltura de Robson, argumentando que a prisão causou comoção na comunidade indígena e afetou o cotidiano da tribo, no que diz respeito aos rituais, cultura e direcionamento.

Ainda, a defensoria afirmou que a soltura do cacique é relevante para restabelecer a vida do povo Xavante.

O pedido foi acatado pelo juiz e Robson foi solto.

"Não se evidenciam os fundamentos da prisão preventiva, sobretudo, por tratar-se de réu primário, com residência fixa, o que me leva a concluir que não apresenta perigo à ordem pública nem mesmo à aplicação da lei penal", diz trecho da decisão.

O juiz fixou medidas cautelares ao cacique. Ele deverá comparecer em juízo para informar e justificar as atividades que fizer, não poderá ausentar-se da região sem autorização da Justiça.

Caso ele não cumpra essas medidas, poderá ser preso novamente





https://g1.globo.com/mt/mato-grosso/noticia/2019/10/17/cacique-preso-suspeito-de-exigir-r-75-mil-para-liberar-caminhoneiro-e-solto-em-mt.ghtml
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source