From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

News

MPF/PR visita aldeias Avá-Guarani

06/09/2019

Fonte: Ministério Público Federal - http://www.mpf.mp.br/



Visitas foram realizadas a aldeias dos municípios de Santa Helena/PR e Itaipulândia/PR a fim de verificar as condições de moradia, saúde e alimentação dos povos indígenas.

O Ministério Público Federal (MPF) em Francisco Beltrão (PR) visitou, no fim de agosto, aldeias Avá-Guarani nos municípios de Santa Helena e Itaipulândia a fim de verificar as condições de moradia, saúde e alimentação dos povos indígenas. A visita integra a atuação do MPF em diversas ações civis públicas e procedimentos do Ofício Populações Indígenas e Comunidades Tradicionais.

As ações têm como objeto a demarcação de terras indígenas, a ampliação de reservas, a reintegração e a manutenção de posse, royalties, entre outros. Segundo a procuradora da República Indira Bolsoni Pinheiro, os indígenas aguardavam a visita do MPF às aldeias, pois para eles é importante que haja conhecimento da realidade em que se encontram.

A atuação do MPF em relação aos índios Avá-Guarani na região remete aos problemas causados às aldeias desde a construção da Hidrelétrica de Itaipu. A usina causou uma transformação definitiva na paisagem, nos espaços e nos recursos da região, afetando a sobrevivência física e cultural desse povo.

A publicação "Avá-Guarani: a construção de Itaipu e os direitos territoriais" destaca que "O alagamento das áreas e a certificação pelo Estado da inexistência de presença indígena na área - com a chancela da Funai, por meio de diagnósticos precários - causaram danos que são sentidos até hoje por esse povo. Aldeias inteiras foram alagadas, moradias foram destruídas e redes de parentesco foram afetadas. A obra afetou lugares históricos e sagrados, como o famoso Salto de Sete Quedas, localizado em Guaíra, além de cemitérios e sítios arqueológicos que servem de referência à ocupação indígena na região".

O livro é fruto do trabalho desenvolvido por um grupo de membros e servidores do MPF para conferir subsídios à atuação do órgão quanto à denúncia de violação dos direitos do povo Avá-Guarani em decorrência da construção de Itaipu.

Atendimento à imprensa
Fones: 41. 3219-8870/ 8858
E-mail: prpr-ascom@mpf.mp.br
Site: www.mpf.mp.br/pr
Twitter: www.twitter.com/MPF_PRPR

Atendimento ao cidadão
Fone: 41. 3219-8700





http://www.mpf.mp.br/pr/sala-de-imprensa/noticias-pr/mpf-pr-visita-aldeias-ava-guarani
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source