From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Aulas do 1omestrado indígena do Centro-Oeste são realizadas em MT e contam com 20 alunos

07/02/2020

Fonte: G1 - https://g1.globo.com



Com 360 horas-aula e duração de 14 a 24 meses, o programa funciona na modalidade presencial.

As aulas do 1o mestrado indígena do Centro-Oeste começam nesta sexta-feira (7) no no Câmpus da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), em Barra do Bugres, a 169 km de Cuiabá.

O curso é ofertado pela Faculdade Indígena Intercultural (Faindi).

A Unemat informou que estão matriculados 20 índios de 11 etnias diferentes. A primeira turma de mestrandos conta com índios das etnias Bororo, Chiquitano, Ikipeng, Manoki, Munduruku, Pareci, Surui, Tapirapé, Terena, Umutina e Xavante.

Com 360 horas-aula e duração de 14 a 24 meses, o programa funciona na modalidade presencial. O curso tem a área de concentração em ensino, com linhas de pesquisa 'Ensino e linguagens em contexto intercultural' e 'Ensino, docência e interculturalidade'.

A prova de seleção foi realizada no último dia 20 de outubro e teve 96 inscritos. O processo de seleção contou com as etapas de avalização de projeto de pesquisa e análise de currículo.

A Unemat é pioneira no atendimento às populações indígenas em cursos superiores específicos e diferenciados, ofertados desde 2001. Desde o início da oferta de educação escolar para indígenas, a universidade já formou 450 professores e especializou 140 deles.




https://g1.globo.com/mt/mato-grosso/noticia/2020/02/07/aulas-do-1mestrado-indigena-do-centro-oeste-sao-realizadas-em-mt-e-contam-com-20-alunos.ghtml
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.