From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Terra indígena no Pará vai receber apoio da Força Nacional

30/06/2022

Fonte: O Liberal - https://www.oliberal.com/para



Terra indígena no Pará vai receber apoio da Força Nacional
Área fica localizada nos municípios de Capitão Poço, Nova Esperança da Piriá e Paragominas

Camila Guimarães
30.06.22

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) autorizou, nesta quinta-feira (30), o emprego de agentes da Força Nacional de Segurança Pública na Terra Indígena (TI) Alto Rio Guamá. Os agentes atuarão por 90 dias na área em apoio à Fundação Nacional do Índio (Funai). A portaria foi publicada no Diário Oficial da União.

Os militares atuarão nas atividades de preservação da ordem pública e segurança das pessoas e do patrimônio público. Eles cumprirão o planejamento definido pela diretoria da Força Nacional e terão apoio logístico da Funai.

A Terra Indígena Alto Rio Guamá está localizada na região dos municípios de Capitão Poço, Nova Esperança do Piriá e Paragominas, no estado do Pará. Ela é parte do território ancestral do povo indígena da etnia Tenetehara, que vivia em grandes áreas de terras entre os estados do Pará e Maranhão.

Segundo o Instituto Socioambiental (ISA, s/d), habitam nesta TI aproximadamente 1.727 indígenas da família linguística Tupi-Guarani, pertencentes aos povos Guajá, Ka'apor e Tembé. Os principais conflitos existentes na região seriam os de especulação imobiliária, madeireira, mineração, garimpo e siderurgia.


https://www.oliberal.com/para/terra-indigena-no-para-vai-receber-apoio-da-forca-nacional-1.555741
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.