From Indigenous Peoples in Brazil

News

Xamã passa férias em aldeia de Rondônia junto com Txepo e Txai Suruí

07/03/2023

Fonte: g1 RR - https://g1.globo.com/ro/rondonia/noticia/2023/03/07



Xamã passa férias em aldeia de Rondônia junto com Txepo e Txai Suruí
Rapper carioca dono dos hits 'Malvadão 3' e 'Leão' passou a primeira parte das férias em Paris. Ao voltar para o Brasil decidiu conhecer a aldeia Lapetanha.

Por Ana Kézia Gomes, g1 RO
07/03/2023

O rapper carioca Xamã chegou em Rondônia na última segunda-feira (6) para passar férias na aldeia Lapetanha, localizada nas proximidades de Cacoal (RO). Ele aproveitou a viagem para visitar Txepo Suruí, músico indígena rondoniense, com quem gravou o clipe "Inefável", lançado em fevereiro deste ano.

Até a última atualização desta reportagem, "Inefável" já havia alcançado mais de 3 milhões de visualizações no You Tube.

Xamã usou as redes sociais para registrar a viagem. Um vídeo no Instagram mostra seus primeiros momentos na aldeia (veja abaixo).

Txepo é do povo Paiter Suruí, que significa "gente de verdade, nós mesmos", segundo o Instituto Socioambiental (ISA). Ele é músico e já lançou quatro singles entre 2021 e 2022. O último lançamento é "Balmain" que mistura as batidas de rap e trap. Entre as outras músicas estão: "Coração Turista", "01:08" e "Falei de Você Ontem".

Txepo é irmão de Txai Suruí, ativista indígena que discursou na abertura oficial da Conferência da Cúpula do Clima (COP26), em Glasgow, na Escócia, expondo o avanço da mudança climática na Amazônia.

Xamã já chegou em 1o da parada de streaming e no top 50 mundial

A habilidade com as rimas começou ainda quando criança, em Sepetiba, bairro do Rio. E antes de se firmar como artista, Xamã chegou a vender amendoim na rua e no trem para pagar as contas e conseguir participar das batalhas de rap.

"Em vez de vender amendoim, vender roupa, hoje eu vendo as minhas ideias, sacou? Com as rimas, é isso", disse o rapper durante entrevista ao Fantástico (veja abaixo).

Na carreira solo, Xamã já lançou três álbuns e o mais recente é "Zodíaco", de dezembro de 2020. As músicas fazem menção aos signos e é um trabalho cheio de parcerias.

Marília Mendonça, Gloria Groove e Luísa Sonza estão no disco que é de rap, mas tenta essa aproximação com artistas muito populares no Brasil.


https://g1.globo.com/ro/rondonia/noticia/2023/03/07/xama-passa-ferias-em-aldeia-de-rondonia-junto-com-txepo-e-txai-surui.ghtml
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source