From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

News

PF e o Ibama destroem maquinário de extração ilegal de madeira no Parque Indígena do Xingu, em MT

23/06/2023

Fonte: Jornal Nacional - https://g1.globo.com




Em uma carta enviada ao Ministério dos Povos Indígenas, lideranças indígenas do território pedem à Polícia Federal e à Funai que retirem madeireiros do território. Os indígenas também denunciam que caciques estão sendo aliciados por madeireiros.

A Polícia Federal e o Ibama destruíram máquinas usadas na extração ilegal de madeira no Parque Indígena do Xingu, em Mato Grosso.

No meio da mata há vários pontos com toras recém derrubadas e palanques com madeiras valiosas. A extração ilegal de madeira já devastou quase 8 mil hectares de floresta no Parque Indígena do Xingú. Desmatamento que começou em 2021 e se intensificou em 2022. A estimativa é de peritos da Polícia Federal.

Além do monitoramento de satélite, durante quatro dias, agentes da PF e do Ibama percorreram quatro municípios do Xingu, em Mato Grosso. Lideranças indígenas denunciaram o desmatamento e a exploração ilegal de madeira.

Em uma carta enviada ao Ministério dos Povos Indígenas, o grupo pede à PF e à Funai que retirem madeireiros do território. Os indígenas também denunciaram que caciques estão sendo aliciados por madeireiros.

Em uma reunião em novembro de 2022, o cacique Ataki Txikao tenta convencer outras lideranças a venderem madeira de áreas protegidas - o que é crime.

"Algum de vocês quiser vender a madeira para sustentar a aldeia pequena, a sua família, entre em contato comigo."

O cacique é um dos investigados no inquérito que está sob sigilo.

Durante a operação, as equipes tiveram dificuldade para chegar até os locais onde os madeireiros atuam.

"Indígenas da etnia Ikpengui dificultaram a passagem das equipes da Polícia Federal e do Ibama, deixando atravessado na via um trator. Nas lideranças desses indígenas estavam Aiguré e Zeti Apa, respectivamente irmão e genro de Ataki Tixikao, cacique responsável pela aldeia", diz o delegado da Polícia Federal Thiago Pacheco.

Cerca de 90 agentes da PF e do Ibama queimaram os acampamentos e destruíram máquinas e caminhões usados na extração ilegal de madeira.

"As investigações seguem em andamento para promover a responsabilização e a prisão dos financiadores do crime e dos demais envolvidos", afirma o delegado.

https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2023/06/23/pf-e-o-ibama-destroem-maquinario-de-extracao-ilegal-de-madeira-no-parque-indigena-do-xingu-em-mt.ghtml
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source