From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

News

Estado desenvolve ações em apoio ao Território Quilombola do Abacatal, em Ananindeua

11/09/2023

Autor: Giovanna Abreu

Fonte: Agência Pará - https://agenciapara.com.br



Projetos da Emater e da Secult estão entre as principais iniciativas desenvolvidas junto à comunidade

Por Giovanna Abreu (SECOM)
11/09/2023 09h02

Há mais de 30 anos, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater) acompanha diretamente o trabalho dos agricultores familiares do Território Quilombola do Abacatal, localizado no município de Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém. O apoio envolve o desenvolvimento sustentável, fomento à geração de renda, conservação e preservação ambiental, além de promover acesso às políticas públicas.

A comercialização do açaí, da pupunha e dos derivados da mandioca estão entre as principais atividades desses agricultores. Daiani Pinheiro é produtora há mais de 10 anos e dedica, especialmente, à Emater o sucesso da colheita da comunidade. "Antes, eu não tinha noção técnica sobre plantação, espaçamento ou adubo. Há mais de 10 anos sou acompanhada pela Emater, que é o nosso suporte. Se não fossem os técnicos, não teríamos nem começado. Hoje nós tiramos todo o nosso sustento da nossa terra e a expectativa é aumentar essa produção cada vez mais", ressalta. De acordo com Tangrienne Nemer, chefe do Escritório Local da Emater em Ananindeua, todas as terças-feiras, equipes especializadas do órgão atuam, presencialmente, na assistência das famílias dentro da comunidade."Entre as nossas principais atividades, podemos destacar os 'Quintais Produtivos', que é um projeto que consiste na doação de mudas e sementes para o cultivo; criação de pequenos animais (galinha, peixe e porco); segurança alimentar e nutricional; 'Horta na Escola' e apoio a grupos de mulheres. Também há ações relacionadas à área econômica, por meio da comercialização dos produtos, nas Feiras da Agricultura Familiar e Artesanato, entre outras iniciativas", pontua.

Cultura - Com a Lei Aldir Blanc, a comunidade também recebe incentivos por meio da Secretaria de Cultura do Estado do Pará (Secult).

"O olhar do Governo pelos territórios quilombolas possibilita a inserção de grupos culturais, não só do Abacatal, mas de outros coletivos em eventos do estado, como foi a abertura, por exemplo, dos 'Diálogos Amazônicos' realizada pelos quilombolas do estado, trazendo nossa cultura e nossa vivência para partilhar", destaca Vanuza Cardoso, que faz parte do Abacatal e é coordenadora de Educação e Extensão do Sistema Integrado de Museus e Memórias (SIIM) da Secult.A iniciativa cultural "Toró-Açu" surge, de acordo com o coordenador Denis Rodrigues, da necessidade de compartilhar a história do quilombo do Abacatal por meio da música e da poesia.

"Queremos que as nossas memórias, espiritualidade, lutas e resistência sejam transformadas em arte e assim amplificar nossas vivências, partilhando com o maior número de pessoas possível. O apoio da Secult fortalece a nossa luta. São 313 anos de existência e resistência. Quanto mais a gente sai para se apresentar em festivais, mais conseguimos fortalecer a nossa resistência", diz.

CAR - Em 2021, o governador do Pará, Helder Barbalho, entregou o Cadastro Ambiental Rural (CAR) coletivo para a comunidade do Abacatal. O documento beneficia as famílias moradoras do território. A iniciativa abre caminho para a regularização ambiental e também dá oportunidade de acesso ao crédito para a produção rural por meio do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

https://agenciapara.com.br/noticia/47153/estado-desenvolve-acoes-em-apoio-ao-territorio-quilombola-do-abacatal-em-ananindeua
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source