From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

News

Incêndio atinge aldeia indígena em MT e casas ficam destruídas

23/09/2023

Fonte: G1 Mato Grosso - https://g1.globo.com




Ao todo, 9 casas foram atingidas. Na aldeia Santa Clara vivem 270 indígenas e ninguém ficou ferido, segundo o agente de saúde indígena.
Por g1 MT

23/09/2023 15h45 Atualizado há 2 dias

Um incêndio que começou nessa sexta-feira (22) atingiu a aldeia indígena Santa Clara, no município de Campinápolis, a 565 km de Cuiabá. Ao todo, 9 casas ficaram completamente destruídas e 270 indígenas moram na aldeia. Não se sabe como o fogo começou.

Um vídeo gravado pelos enfermeiros que atuam na aldeia mostra o incêndio atingindo as casas. Nas imagens é possível ver as crianças no meio da aldeia correndo. Os moradores também retiraram móveis e roupas do local. (veja vídeo acima)

De acordo com o Corpo de Bombeiros, duas equipes foram ao local para auxiliar o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) no combate ao fogo na aldeia, neste sábado (23). O Batalhão de Emergências Ambientais, em Cuiabá e o Comando Regional 4, em Barra do Garças, monitoram remotamente o incêndio para orientar as equipes em campo.

A enfermeira da aldeia Géssyca Moreira Santiago informou que o fogo já atingiu 70% da aldeia e que as equipes de saúde estão no local para fazer atendimentos aos indígenas.

O agente de saúde indígena José Augusto disse que os indígenas não viram se alguém ateou fogo e que começou por volta de 17h. Segundo ele, ninguém ficou ferido.

"Ninguém conseguiu proteger. Comida, panela, a casa, geladeira, freezer, queimou tudo. É uma tristeza muito grande, muito sofrimento, tudo queimado", disse.
https://g1.globo.com/mt/mato-grosso/noticia/2023/09/23/incendio-atinge-aldeia-indigena-em-mt-e-casas-ficam-destruidas.ghtml
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source