From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

News

Atrasado é demorar 164 anos para eleger primeiro indígena, diz deputada

02/10/2023

Autor: Lucas Mendesda

Fonte: CNN Brasil - https://www.cnnbrasil.com.br



Célia Xakriabá falou durante audiência pública no TSE sobre incentivo a candidaturas indígenas

Lucas Mendesda CNN

Brasília

02/10/2023 às 17:11 | Atualizado 02/10/2023 às 18:25

A deputada Célia Xakriabá (PSOL-MG) defendeu, nesta segunda-feira (2), mais incentivos para participação de indígenas nas eleições, como candidatos e como eleitores.

A congressista participou de audiência pública no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) convocada para receber contribuições sobre políticas de incentivo a candidaturas indígenas.

Entre os pontos de debate está a possibilidade de estender às populações indígenas o mesmo tratamento dado a políticas de incentivo à participação feminina e negra na política. Uma das solicitações é para a distribuição proporcional dos recursos dos fundos partidário e eleitoral e direcionamento do tempo de rádio e TV.

"Queremos pensar uma Justiça Eleitoral do jeito que a gente quer, sem matar o que a gente é", disse a deputada. Ela também afirmou que a quantidade de candidaturas indígenas cresceu 119% de 2014 a 2022.

"A verdadeira democracia também passa pela nossa presença", declarou.

"Sempre que falavam que nós, povos indígenas, eram atrasados, eu sempre dizia que atrasado é um Brasil que demorou 164 anos para eleger o primeiro deputado indígena, o saudoso Juruna Xavante", afirmou. "Demorou 195 anos para ter a primeira mulher indígena, Joênia Wapichana".

A audiência pública foi convocada pelo ministro Kassio Nunes Marques. Ele é o relator da consulta sobre o tema, apresentado ao TSE por Xakriabá.

Ao final da fala da deputada, o magistrado agradeceu pela "oportunidade de retirar da inércia" o Judiciário.

"O Poder Judiciário é movido pelo princípio da inércia, se não formos provocados, enquanto Judiciário, não podemos agir", afirmou. "Não fosse a iniciativa, não estaríamos aqui discutindo e recebendo grandes sugestões para a reconstrução do nosso país e a inclusão de muitos que necessitam e essa inclusão se faz através da participação dos povos indígenas".

https://www.cnnbrasil.com.br/politica/atrasado-e-demorar-164-anos-para-eleger-primeiro-indigena-diz-deputada/
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source