From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

News

Em audiência pública no TSE, presidenta da Funai defende ampliação da participação indígena no processo eleitoral

02/10/2023

Fonte: FUNAI - https://www.gov.br



Publicado em 02/10/2023 17h18 Atualizado em 02/10/2023 17h24

Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) esteve presente nesta segunda-feira (02) em uma audiência pública promovida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre políticas de incentivo a candidaturas indígenas. Na oportunidade, a presidenta do órgão indigenista, Joenia Wapichana, defendeu a ampliação da participação indígena no processo eleitoral.

"É necessário que os povos indígenas sejam incluídos no processo eleitoral tanto como eleitores quanto candidatos, bem como participantes de mais instâncias e espaços políticos, inclusive dentro dos partidos políticos", destacou.

Joenia lembrou que o Brasil possui cerca de 1,7 milhão de habitantes indígenas, segundo o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) Ela também mencionou a importância de promover campanhas de conscientização sobre os direitos indígenas e que combatam a discriminação. "Essas campanhas são muito importantes para que a gente inclua os povos indígenas e incentive a participação deles nesses processos", pontuou.

A presidenta da Funai citou ainda a relevância de promover ações afirmativas que garantam a participação indígena no processo eleitoral e de combate à violência que os povos indígenas têm sofrido no que diz respeito à exclusão dos seus direitos civis e políticos.

"É essencial que os povos indígenas tenham condições de participar do processo eleitoral, desde o acesso à documentação civil básica como também propiciar que eles realizem as suas campanhas políticas e discussões em demais espaços. Existem realidades geográficas e étnicas no Brasil que nos impõem dificuldades de acesso, inclusive para exercer os direitos civis e políticos e a nossa cidadania. Precisamos enfrentar esses desafios para que haja a possibilidade de os indígenas realizarem as suas campanhas eleitorais, mas também de votar", afirmou.

Joenia sugeriu ainda que o TSE promova formações sobre as regras eleitorais nas diferentes línguas indígenas como forma de combater práticas ilícitas nas aldeias, entre elas, a corrupção e o assistencialismo.

"A política é nova na vida dos povos indígenas, mas nós temos toda a vontade de participar da gestão pública em todas as esferas e todas as instâncias, seja no Parlamento, seja no Executivo, seja no Judiciário. É muito importante aumentarmos o número de lideranças indígenas dentro dos espaços públicos", assinalou.

Contribuições

O evento ocorreu no Auditório I do TSE, em Brasília, e foi convocada pelo ministro Nunes Marques, relator de consulta sobre o tema, de autoria da deputada federal Célia Xakriabá (MG). A audiência pública buscou coletar de contribuições sobre políticas de incentivo a candidaturas indígenas, especialmente com relação à distribuição dos recursos do Fundo Partidário e do Fundo Especial de Financiamento de Campanha e ao tempo de rádio e TV.

A parlamentar indagou a Corte sobre a possibilidade de estender às populações indígenas o mesmo "entendimento firmado pelas Consultas 0600306-47.2019.6.00.0000 e 0600252-18.2018.6.00.0000 e pela Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 5617, para a promoção da participação feminina e negra na política", especialmente, quanto à distribuição proporcional dos recursos do Fundo Partidário e do FEFC, bem como do tempo de rádio e TV.

A audiência pública buscou, principalmente, dar oportunidade à sociedade em geral, bem como às entidades e aos órgãos com atuação nas áreas dos direitos humanos e das populações originárias de oferecer subsídios para que o Plenário do TSE examine e responda às questões formuladas na consulta.

Diversos segmentos representativos participaram dos debates, como a Procuradoria-Geral Eleitoral; a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB); os partidos políticos; os Ministérios dos Povos Indígenas, da Igualdade Racial, dos Direitos Humanos e da Cidadania; e a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib).

https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2023/em-audiencia-publica-no-tse-presidente-da-funai-defende-ampliacao-da-participacao-indigena-no-processo-eleitoral
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source