From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Ailton Krenak é o primeiro indígena eleito imortal da Academia Brasileira de Letras

06/10/2023

Fonte: Funai - https://www.gov.br



Publicado em 06/10/2023 18h26


ilton Krenak é o mais novo imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL). Na quinta-feira (5), o escritor, filósofo, ativista e liderança indígena foi eleito com 23 votos para ocupar a cadeira número 5 da ABL, cujo antecessor foi José Murilo de Carvalho. Assim, Krenak torna-se o primeiro indígena membro da ABL.

Sua eleição coincide com o aniversário de 35 anos da Constituição Cidadã, promulgada em 5 de outubro de 1988. Durante a Assembleia Nacional Constituinte, Krenak desempenhou um papel significativo em defesa do Capítulo dos Índios (arts. 231 e 232), ficando marcado por seu célebre discurso proferido no Congresso Nacional em 04 de setembro de 1987. Nos anos que antecederam a promulgação da Constituição, Krenak participou também da organização e articulação do Movimento Indígena.

Autor de títulos como "O amanhã não está à venda", "Ideias para adiar o fim do mundo" e "A vida não é útil", Krenak é uma voz incansável na defesa dos direitos dos povos originários, da vida na Terra, e de um novo modelo de desenvolvimento que coloque as pessoas e o meio ambiente no centro do debate e das preocupações.

Krenak falou à ABL dos seus planos enquanto imortal:

Uma das minhas intenções é convidar a ABL para criar uma plataforma, com a experiência que temos, por exemplo, com uma plataforma que já existe, chamada Biblioteca Ailton Krenak, disponível para quem quiser acessar na web centenas de imagens, textos, filmes e documentos. Não é legal? Poderíamos fazer isso com todas as línguas nativas. Teria tudo a ver com a Academia Brasileira de Letras incluir mais umas 170 línguas além do português. Se olhamos os acervos que já existem, o Museu do Índio tem um acervo muito antigo de registros de narrativas, algumas delas só na língua materna. Vamos traduzi-las com uma tradução simultânea e as pessoas vão poder ouvir. Podemos fazer isso junto com todas as etnias que estão envolvidas no resgaste linguístico. A Unesco declarou essa década a segunda década das línguas indígenas. Podemos chamá-la para dar um pouco mais de publicidade junto com a ABL. A ideia é priorizar a oralidade, e não o texto. O que ameaça essas línguas é a ausência de falantes.

Em março, Krenak também tomou posse na Academia Mineira de Letras (AML).

É com alegria que a Funai saúda Ailton Krenak, importante referência do Movimento Indígena!

Texto: Assessoria de Comunicação/Funai.

Foto: Garapa - Coletivo Multimídia / Wikimedia Commons (CC BY-SA 2.0 DEED).

https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2023/ailton-krenak-e-o-primeiro-indigena-eleito-imortal-da-academia-brasileira-de-letras
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.