From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

News

Homem é morto a tiro na Terra Indígena alvo de ação de retirada de invasores no Pará

17/10/2023

Fonte: G1 Pará - https://g1.globo.com



Corpo foi encontrado nas proximidades da Vila Renascer, em São Félix do Xingu, na TI Apyterewa.
Por g1 Pará - Belém

17/10/2023 13h08 Atualizado há 22 horas

Um homem morreu dentro da Terra Indígena Apyterewa, no sul do Pará. A área é alvo de uma operação de retirada de invasores - a chamada desintrusão.

Oseias dos Santos Ribeiro foi encontrado morto em área de mata nas proximidades da vila Renascer, em São Félix do Xingu, dentro da TI. A morte é investigada.

Testemunhas afirmam que ele teria sido atingido por um disparo de arma de fogo. Uma equipe da Polícia Científica de Marabá foi acionada para realizar a perícia.

O g1 solicitou infromações sobre o caso à políocia e também para a Secretaria-Geral da Presidência e aguarda retorno.
Desde outubro, a Terra Indígena Apyterewa e também a TI Trincheira Bacajá passam por uma operação coordenada pela Secretaria-Geral da Presidência com apoio da Força Nacional de Segurança, que está na área. Ambientalistas e moradores dizem que o clima é de tensão.

As ações cumprem decisões da Justiça Federal, a pedido do Ministério Público Federal (MPF), para resgatar um direito adquirido, há quase 30 anos, pelos povos originários - que é o de usufruir integralmente dos territórios que habitam.

As TIs atravessam quatro municípios do Pará - São Félix do Xingu, Altamira, Anapu e Senador José Porfírio, no sudoeste do estado. São quase 2.500 indígenas de 51 aldeias vivendo nas duas áreas. No entanto, a presença de invasores prejudica o meio ambiente, ameaçando a caça, pesca e ainda gera conflitos dificultando a sobrevivência dos indígenas.

https://g1.globo.com/pa/para/noticia/2023/10/17/homem-e-morto-a-tiro-na-terra-indigena-alvo-de-acao-de-retirada-de-invasores-no-para.ghtml
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source