From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

News

Adiada votação de porte de arma a servidores da Funai

24/10/2023

Fonte: Agência Senado - https://www12.senado.leg.br



A Comissão de Segurança Pública (CSP) adiou a votação de projeto que concede porte de arma de fogo a funcionários da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) em atividades de fiscalização. O PL 2.326/2022 foi apresentado pela comissão temporária externa que investigou o aumento de criminalidade na Região Norte (CTENorte) e estava na pauta da reunião desta terça-feira (24), mas recebeu pedido de vista coletivo. A matéria tem parecer favorável do relator, senador Fabiano Contarato (PT-ES), e, se aprovada, seguirá para a Comissão de Meio Ambiente (CMA).

O PL 2326/2022 modifica o Estatuto do Desarmamento (Lei 10.826, de 2003) para que integrantes da Funai tenham o direito ao porte de arma enquanto realizam atividades de fiscalização, desde que seja comprovada a aptidão técnica e psicológica para o manuseio de armamentos. A lei já garante o porte para os servidores das Forças Armadas e para os agentes operacionais da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), por exemplo.  

Entre as motivações da proposta estão os assassinatos do indigenista Bruno Pereira e do jornalista inglês Dom Phillips na região do Vale do Javari, no município de Atalaia do Norte (AM), em junho de 2022. 

Comunidade LGBTQIA+
Também foi adiada a votação de projeto de lei complementar que cria mecanismos de proteção à população LGBTQIA+ encarcerada. O PLP 150/2021 foi apresentado pelo senador Fabiano Contarato (PT-ES) e recebeu voto favorável do relator, senador Otto Alencar (PSD-BA). O pedido de adiamento foi feito pelo senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e seguido por outros parlamentares.

Otto rejeitou emenda do senador Sergio Moro (União-PR) que estendia o direito a todos os expostos a riscos de violência por parte de outros presos. O relator considerou que a medida desconfiguraria o projeto, pois o sistema prisional já tem mecanismos para a proteção dessas pessoas, como os "pavilhões de seguro". O projeto visa atender as necessidades próprias das pessoas LGBTQIA+, argumentou Otto. 

https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2023/10/24/adiada-votacao-de-porte-de-arma-a-servidores-da-funai
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source