From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

News

Senado aprova modificações em projeto que flexibiliza agrotóxicos

29/11/2023

Fonte: Diario do Estado - https://diariodoestadogo.com.br



Senado aprova modificações em projeto que flexibiliza agrotóxicos
Votação, que durou menos de meia hora, foi quase unânime

por Marilia Noleto 29/11/2023 | 19:00 em Cotidiano


O Senado aprovou nesta terça-feira, 28, o substitutivo ao polêmico projeto que flexibiliza o comércio de agrotóxicos no Brasil. O texto vai à sanção presidencial. A votação, que durou menos de meia hora, foi quase unânime. Com apenas um voto contrário, da senadora Zenaide Maia (PSD-RN), a proposta segue agora para a sanção presidencial.

Apelidado por ambientalistas de "pacote do veneno", a proposta recebeu críticas da população, entidades ambientalistas e defensores da saúde e dos direitos humanos, revogando a atual legislação brasileira de agrotóxicos. "O projeto traz retrocessos inaceitáveis, colocando em risco a saúde da população brasileira", avalia Mauricio Guetta, assessor jurídico do ISA (Instituto Socioambiental).

Sob a relatoria de Fabiano Contarato (PT-ES), o texto original passou por alterações para mitigar pontos controversos, como a anuência tácita a pesticidas não avaliados dentro de prazos específicos e a dispensa de renovação de análises de risco em substâncias consideradas danosas por organizações internacionais.

A nova versão buscou um meio-termo entre o que pretendiam os ruralistas e aquilo que defendiam os ambientalistas. Com isso, o relator concentrou no Ministério da Agricultura a responsabilidade de registrar os defensivos e atribuiu ao Ministério da Saúde - representado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) - a responsabilidade de apoiar tecnicamente os procedimentos.

O PL está em tramitação no Congresso desde 1999, quando foi apresentado inicialmente pelo ex-ministro da Agricultura e ex-governador de Mato Grosso Blairo Maggi, à época senador da República. O relatório construído por Contarato é avaliado por integrantes da bancada ruralista como não ideal, mas possível.

Entretanto, houve repúdio da Câmara. A deputada Célia Xakriabá (Psol-MG) destacou o impacto do projeto na participação do Brasil na COP28, iniciando nesta quinta-feira, ressaltando que a cada ano um milhão de pessoas ao redor do mundo é intoxicado por agrotóxicos involuntariamente. O projeto retorna à Câmara para possíveis ajustes.

Além disso, o Senado aprovou o projeto de lei do Congresso Nacional que possibilita a entrada da Bolívia no Mercosul, abrindo caminho para que se torne o sexto país no bloco, atualmente formado por Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Venezuela.

Antes da votação, 249 organizações protocolaram um manifesto pedindo ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, o arquivamento do Pacote do Veneno, ressaltando os riscos à saúde e ao meio ambiente associados à sua implementação.

https://diariodoestadogo.com.br/senado-aprova-modificacoes-em-projeto-que-flexibiliza-agrotoxicos
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source