From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

News

O papel do terceiro setor no combate aos incêndios florestais em 2023

28/12/2023

Fonte: Observátorio do 3o Setor - https://observatorio3setor.org.br/noticias/



O papel do terceiro setor no combate aos incêndios florestais em 2023
O Brasil enfrentou diversos focos de incêndios florestais em 2023; além das autoridades e bombeiros, as organizações do terceiro setor estiveram na linha de frente no combate às queimadas
incêndios

Redação Observatório 3o Setor Notícias
Da Redação

A biodiversidade brasileira sofreu com dezenas de incêndios florestais em 2023. Nos dez primeiros meses do ano, mais de 9 milhões de hectares foram atingidos pelas chamas, de acordo com dados divulgados pelo MapBiomas. Em novembro, os estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul decretaram situação de emergência em razão das queimadas no Pantanal.

Os incêndios provocaram a destruição de vegetação, a morte de animais e afetaram terras indígenas. Para combater as chamas, a união de autoridades e organizações do terceiro setor foi essencial. Além de equipes do Corpo de Bombeiros de diversos estados, brigadistas e voluntários contribuíram para que o fogo não se espalhasse mais.
AÇÕES DO TERCEIRO SETOR NO COMBATE ÀS QUEIMADAS

Um exemplo da atuação do terceiro setor aconteceu em novembro deste ano, quando o Pantanal precisou de uma resposta urgente às queimadas e a SOS Pantanal entrou em ação. A organização realizou uma campanha de doações para ampliar o trabalho das Brigadas Pantaneiras, iniciativa que está à frente da linha de combate ao fogo na região desde 2020.

Voluntários das ONGs É o Bicho, Vida Selvagem, Panthera Brasil e Grupo de Resgate de Animais em Desastre (GRAD) também atuaram de forma ativa, com foco na proteção dos animais e do habitat de espécies, como as onças. Por sua vez, a WWF-Brasil e a Associação Etnoambiental Kanindé treinaram voluntários de comunidades indígenas para trabalharem como brigadistas.

ONGs que também estão presentes no cenário de proteção ambiental, conscientizando a população e cobrando autoridades são Greenpeace, Instituto Socioambiental e Ecoa.

Ao contribuir para a proteção da fauna e flora brasileira e o enfrentamento aos incêndios, as organizações do terceiro setor também fortalecem os ODS 13, 14 e 15, metas da Agenda 2030 da ONU que promovem o combate às mudanças climáticas, vida na água e vida terrestre.

https://observatorio3setor.org.br/noticias/o-papel-do-terceiro-setor-no-combate-aos-incendios-florestais-em-2023/
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source