From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

News

BR-319: ISA sugere ação no STF contra dispensa de licenciamento

22/12/2023

Fonte: BNC - https://bncamazonas.com.br



BR-319: ISA sugere ação no STF contra dispensa de licenciamento
Projeto permite ainda o uso de recursos do Fundo Amazônia para financiar obra

Iram Alfaia

22/12/2023

Aprovado na Câmara dos Deputados, na última terça-feira (19), o projeto de lei que dispensa licenciamento ambiental para a pavimentação da BR-319 deve ser objeto de ação direta de inconstitucionalidade no Supremo Tribunal Federal (STF).

O projeto permite ainda o uso de recursos do Fundo Amazônia para financiar a obra. Agora, o texto será enviado ao Senado.

Para o Instituto Socioambiental (ISA), a matéria é inconstitucional em pelo menos dois artigos.

No segundo, por ser taxativo na liberação do licenciamento e, no terceiro, por fracionar o licenciamento.

"Em caso de sua aprovação sem alterações, tende a ser objeto de ação no STF", prevê o instituto.

No artigo terceiro, diz o ISA, o projeto dispensa o licenciamento de "pequeno e médio potencial poluidor relacionados à rodovia BR-319".

Pelo que foi aprovado, as atividades deverão ser realizadas por meio de procedimentos simplificados ou por adesão e compromisso.

São elas: canteiro de obras; área de empréstimo e de deposição; usinagem de pavimento asfáltico e concreto; terraplenagem; e construção de dormitórios e locais de passagem.
"Há dois equívocos graves no referido dispositivo. O primeiro é considerar que seria possível fracionar o licenciamento ambiental da rodovia BR-319, separando determinadas atividades para ser objeto de licenciamentos diversos, distintos e simplificados", diz nota técnica do ISA.

Licença 100%

O instituto diz que o licenciamento ambiental de um determinado empreendimento deve contemplar todas as atividades envolvidas em sua implantação e operação, "incluídas as aludidas atividades mencionadas, não sendo possível a sua segmentação".

Afirmou ainda:

"Ainda que fosse possível o fracionamento do licenciamento ambiental como proposto no artigo 3o, não seria viável, constitucionalmente, aplicar o licenciamento ambiental simplificado ou por adesão e compromisso às atividades consideradas de médio impacto ambiental".

Portanto, a entidade concluiu que os dois artigos são inconstitucionais e podem ser objeto de ação direta de inconstitucionalidade.

"Além de impactos ambientais e sociais não prevenidos ou mitigados, a eventual aprovação do projeto de lei geraria intensa insegurança jurídica e financeira ao próprio empreendimento, podendo gerar mais problemas do que soluções", diz a nota.

E acrescenta:

"O projeto é contraproducente tanto para aqueles que se preocupam com a prevenção e mitigação dos impactos da BR-319 quanto para quem se preocupa com a rápida implementação do empreendimento".

https://bncamazonas.com.br/poder/br-319-isa-sugere-acao-no-stf-contra-dispensa-de-licenciamento/
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source