From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

News

AGU pede ao STF que mantenha suspensão de ações sobre o marco temporal

05/02/2024

Autor: Isabel Dourado

Fonte: Correio Braziliense - correiobraziliense.com.br



Em dezembro do ano passado o Congresso Nacional derrubou o veto 30/2023, que trata sobre o Marco Temporal

A Advocacia Geral da União (AGU) solicitou ao Supremo Tribunal Federal (STF) que mantenha suspensa a tramitação de processos que tratam sobre conflitos relacionados ao marco temporal de terras indígenas. "As comunidades indígenas encontram-se em situação de imensa vulnerabilidade diante da iminência de que os processos judiciais e inúmeras decisões desfavoráveis retomem seu andamento sem que seja possível à AGU atuar com clareza, tanto em âmbito judicial, quanto administrativo", afirma o órgão na manifestação.

A AGU aponta ainda que, no contexto de insegurança, inúmeros processos de reintegração de posse podem retomar andamento, inclusive em áreas conflituosas como o Sul da Bahia e o Mato Grosso do Sul.

Em dezembro do ano passado o Congresso Nacional derrubou o veto 30/2023, que trata sobre o Marco Temporal. Por 374 votos favoráveis e 156 contrários, os parlamentares rejeitaram a medida do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao projeto que estabelece a data da promulgação da Constituição, 5 de outubro de 1988, como limite para demarcação de terras indígenas. No mesmo dia o Ministério dos Povos Indígenas anunciou que iria acionar a Advocacia Geral da União (AGU) para entrar com uma ação de inconstitucionalidade no Supremo Tribunal Federal.

"É um absurdo que enquanto o mundo já reconhece os povos indígenas e seus territórios como uma das últimas alternativas para conter a crise climática, o Congresso Nacional aqui esteja totalmente na contramão do que precisa ser feito para conter essa crise global. O Ministério dos Povos Indígenas segue comprometido com os direitos constitucionais e com os direitos territoriais de nossos povos", declarou Sonia Guajajara, ministra dos Povos Indígenas à época.

*Estagiária sob supervisão de Pedro Grigori

https://www.correiobraziliense.com.br/brasil/2024/02/6798388-agu-pede-ao-stf-que-mantenha-suspensao-de-acoes-sobre-o-marco-temporal.html#google_vignette
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source