From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

News

TJPB institui Comissões para validar inscrição de pessoas preta, parda ou indígena no Enam

07/02/2024

Autor: Fernando Patriota

Fonte: TJPB - https://www.tjpb.jus.br



Publicado em:07/02/2024 - 10h09 Atualizado em:07/02/2024 - 13h45 Tags:Enam, Heteroidentificação
TJPB institui Comissões para validar inscrição de pessoas preta, parda ou indígena no Enam
A Presidência do Tribunal de Justiça da Paraíba, por meio do Ato no 09/2024, instituiu a Comissão de Heteroidentificação para fins de validação da autodeclaração de pessoa inscrita como negra (preta ou parda) ou indígena no Exame Nacional da Magistratura (Enam). A medida está em conformidade com os termos do parágrafo 5o do artigo 4o-A da Resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) no 75/2009, com edição da Resolução CNJ no 531/2023.

O Ato foi publicado no Diário da Justiça eletrônico (DJe) desta quarta-feira (7) e estabeleceu como integrantes titulares da Comissão os juízes e membros do Grupo de Trabalho Igualdade Racial do TJPB, Manoel Gonçalves Dantas de Abrantes (coordenador da Comissão) e Jailson Shizue Suassuna; a servidora do Tribunal, que também faz parte do Grupo de Trabalho Igualdade Racial, Daiane Lins da Silva Firino; a professora PhD Janine Marta Coelho Rodrigues; e o professor das Universidades Estadual e Federal da Paraíba, José Baptista de Mello Neto.

Também foi publicado no DJe desta quarta-feira o Ato no 10, que cria a Comissão Recursal de Heteroidentificação do Poder Judiciário estadual. A vice-presidente do TJPB, desembargadora Maria das Graças Morais Guedes, é a coordenadora dessa Comissão, ainda formada pelo juiz auxiliar da Vice-presidência, Ely Jorge Trindade, (ambos membros do Grupo de Trabalho Igualdade Racial do TJPB); e pelo professor PhD da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) José Antônio Novais da Silva.

Início das Inscrições - O edital do primeiro Exame Nacional da Magistratura (Enam) foi publicado no dia 1ª de fevereiro. O concurso é regulamentado e organizado pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), com a colaboração da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat). As inscrições começaram hoje (quarta-feira/7) e vão até 7 de março. Para a desembargadora do TJPB e presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PB), Maria de Fátima Bezerra Cavalcanti Maranhão, integrante da Comissão do Enam, "O edital traz um olhar diferenciado para nossos irmãos, que durante décadas, foram discriminados: negros e indígenas".

Por Fernando Patriota

https://www.tjpb.jus.br/noticia/tjpb-institui-comissoes-para-validar-inscricao-de-pessoas-preta-parda-ou-indigena-no-enam
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source