From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

News

Organizações indígenas e da sociedade civil se reunirão em Bogotá para discutir sobre a proteção dos Povos Indígenas em Isolamento

20/02/2024

Fonte: Cimi - https://cimi.org.br/2024/02/



Organizações indígenas e da sociedade civil se reunirão em Bogotá para discutir sobre a proteção dos Povos Indígenas em Isolamento
19 organizações indígenas e da sociedade civil, OTCA, ONU e o governo da Colômbia, compartilham experiências sobre a proteção destes povos

Por GTI-PIACI
20/02/2024

Em 22 de fevereiro, 19 organizações indígenas e da sociedade civil, por meio do Grupo de Trabalho Internacional para a Proteção de Povos Indígenas em Isolamento e Contato Inicial (GTI-PIACI), o Governo Nacional de Colômbia, a Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA) e a ONU se reunirão em Bogotá para discutir sobre a necessidade de proteger os Povos Indígenas em Isolamento.

Os membros do GTI-PIACI, composto por organizações de oito países, esperam que durante a reunião se cheguem a acordos sobre a necessidade de haver estratégias transnacionais para a proteção desses povos, pois sua sobrevivência está em risco devido a ameaças, como mineração, narcotráfico, fronteira agrícola, entre outros problemas.

Segundo dados desse grupo de organizações, há registros de 185 grupos de indígenas em isolamento (dos quais 66 foram confirmados) em toda a Amazônia, Cerrado e no Gran Chaco, espalhados pelos oito países da bacia amazônica, do Cerrado e do Gran Chaco (Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Suriname, Peru, Venezuela e Paraguai).

Durante o evento, se buscará promover uma rede internacional de assistência técnica para a formulação e implementação de políticas de prevenção e proteção dos direitos dos PIACIs em nível nacional e em áreas de fronteira; as quais são de particular relevância para a sua proteção e que ainda não foram consolidadas. Desta forma, espera-se promover os compromissos internacionais da Colômbia em questões de proteção dos direitos dos povos indígenas e conservação de grandes extensões de florestas amazônicas, cruciais para regular as mudanças climáticas.

Sobre o GTI-PIACI
Trata-se de uma rede colaborativa de trabalho, confluência e articulação formada por organizações indígenas e da sociedade civil comprometidas com a proteção, defesa e promoção dos direitos dos Povos Indígenas em situação de Isolamento e Contato Inicial (PIACI) nas regiões da Amazônia, Cerrado e Gran Chaco. Composto por organizações da sociedade civil e indígenas do Brasil, Paraguai, Bolívia, Suriname, Equador, Peru, Venezuela e Colômbia; seus objetivos são tornar visível a situação de violação dos direitos dos PIACIs e fortalecer estratégias e ações para a proteção e defesa de seus direitos.

Quem são os PIACIs?
Desde o final do século XIX e início do século XX, na Colômbia, havia rumores da presença de comunidades que se refugiaram dos processos de colonização, seringueiros e traficantes de peles, nas profundezas da Amazônia. São povos que, no exercício de sua autodeterminação, resistem à colonização e a todo contato com a sociedade envolvente. Hoje, os PIACIs não reconhecem fronteiras. Há centenas de anos que o território que conhecem é a floresta, onde vivem simbioticamente, sem se importar se é no Brasil, Colômbia ou Peru. O chamado para sua proteção é urgente.

Políticas para sua proteção
Na Colômbia, o Decreto 1232 de 2018, do Ministério do Interior, estabelece um sistema de prevenção e proteção dos direitos desses povos. No entanto, diante de sua lenta implementação - cinco anos com poucos avanços - um juiz ligado à Unidade de Restituição de Terras, em novembro de 2023, ordenou que 21 entidades estatais acelerassem sua proteção. Assim, o GTI PIACI oferece seu apoio ao governo da Colômbia para enfrentar os desafios de proteger aqueles que preferem permanecer escondidos na densidade da floresta amazónica.

Mais informações: secretariapiaci@landislife.org


https://cimi.org.br/2024/02/organizacoes-reunirao-em-bogota-para-discutir-sobre-povos-indigenas-em-isolamento/?mc_cid=400397a4f9&mc_eid=ff465b9c04
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source