From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

News

Governo de MS institui grupo de trabalho para implantação de unidade prisional para indígenas

26/02/2024

Autor: Cristina Nunes

Fonte: Dourados News - douradosnews.com.br



Nesta segunda-feira (26/2), foi publicado no Diário Oficial de Mato Grosso do Sul a resolução No 995, da Sejusp (Secretaria de Estado de Segurança Pública) de MS, que institui o Grupo de Trabalho com a finalidade de viabilizar a implantação de uma unidade prisional destinada à custódia de pessoas indígenas e garantir procedimentos direcionados a elas no sistema prisional.

O Grupo de Trabalho será integrado por representantes de diversos órgãos, incluindo a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública, Ministério Público Federal, Ministério Público do Mato Grosso do Sul, Defensoria Pública da União, Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso do Sul, Fundação Nacional dos Povos Indígenas e Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário.

O prazo para conclusão dos trabalhos será de 180 dias.

Com 116,3 mil indígenas, correspondendo a 4,22% da população levantada pelo Censo Demográfico 2022 no Estado, Mato Grosso do Sul possui o terceiro maior número de população indígena do Brasil, ficando atrás apenas do Amazonas, com 490,8 mil indígenas, e da Bahia, com 229,1 mil.

Atualmente, o Estado conta com 75 aldeias apoiadas em 25 municípios, sendo as aldeias Jaguapiru e Bororó, localizadas em Dourados, as que formam a maior reserva indígena do país.

https://www.douradosnews.com.br/noticias/politica/governo-de-ms-institui-grupo-de-trabalho-para-implantacao-de-unidade/1229011/
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source