From Indigenous Peoples in Brazil

News

Tuxaua é preso por incêndio criminoso no interior de Roraima

09/03/2024

Fonte: G1 - https://g1.globo.com



Prisão ocorreu durante ação de fiscalização da Operação Verão Seguro, que combate os efeitos da estiagem no estado. Conselho Indígena de Roraima repudiou prisão.

O tuxaua de uma comunidade indígena foi preso pela Polícia Civil suspeito de cometer um incêndio criminoso em uma região rural do município de Bonfim, ao Norte de Roraima. A informação foi divulgada na noite dessa sexta-feira (8).

A prisão ocorreu durante uma ação de fiscalização da Operação Verão Seguro, que combate os efeitos da estiagem no estado. A operação integra as forças de segurança.

De acordo com informações repassadas pelo delegado interino de Bonfim, Rodrigo Gomides, os policiais seguiam pela vicinal 5 da região da Vila São Francisco, com destino a Gleba Tacutu, no km 112 da RR-207 quando visualizaram um incêndio de grandes proporções. Eles também perceberam a presença de quatro homens no local, incluindo o tuxaua.

Na ocasião, o líder indígena se apresentou como a pessoa responsável pelo incêndio e foi preso em flagrante. Aos policiais, ele explicou que não tinha conhecimento de que não podia atear fogo na mata.

Na delegacia ele alegou que queimou a área com a ajuda de outras pessoas e tinha o objetivo de preparar a terra para o plantio de macaxeira. Contra ele foi lavrado um Auto de Prisão em Flagrante pelo crime de incêndio.

"Trata-se de um crime inafiançável. Ele foi encaminhado para exame de corpo de delito no Instituto de Medicina Legal e ele será encaminhado para Audiência de Custódia neste sábado", informou o delegado interino de Bonfim, Rodrigo Gomides.

Em nota divulgada nas redes sociais, o Conselho Indígena de Roraima (CIR) repudiou a prisão e afirmou que "as comunidades indígenas sempre fizeram o controle das queimadas, principalmente no período do verão para o preparo das roças" e que tem realizado ações de prevenção por meio das Brigadas indígenas que monitoram os focos de incêndios.

"Repudiamos a ação ilegal, truculenta e abuso de autoridade por parte de agentes públicos de adentrar as terras indígenas sem dialogar com as autoridades indígenas e esta organização representativa. - Conselho Indígena de Roraima adotara todas as medidas cabíveis para apurar a conduta dos policiais e responsabilizar para que esse tipo de violência não volte a ocorrer contra as lideranças indígenas. E ainda, vai apurar demais casos ocorridos em outras regiões, conforme relatos encaminhados à organização", ressaltou.

Atualmente, Roraima vive um período de seca agravado pelo El Niño, fenômeno meteorológico que eleva as temperaturas. Com o solo e a vegetação seca, as temperaturas altas e a falta de chuva, pequenos focos de calor logo ficam incontroláveis e se somam às queimadas.

Segundo dados do Instituto de Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), que monitora a seca e os incêndios em todo o Brasil, Roraima registrou 2.859 focos entre janeiro e fevereiro. Com isso, o estado lidera o número de incêndios do país em 2024.

Para evitar novos incêndios, o ciclo de queimadas foi suspenso pelo governo estadual no dia 21 de fevereiro por tempo indeterminado.

https://g1.globo.com/rr/roraima/noticia/2024/03/09/tuxaua-e-preso-por-incendio-criminoso-no-interior-de-roraima.ghtml
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source