From Indigenous Peoples in Brazil

News

Inscrições para contratar especialistas em etnodesenvolvimento em terras indígenas vão até sexta-feira (15)

12/03/2024

Fonte: Funai - https://www.gov.br



A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) prorrogou até sexta-feira (15) as inscrições de editais para a contratação de consultores técnicos especializados em atividades relacionadas à promoção do etnodesenvolvimento em terras indígenas. Um deles é no valor de R$ 77,5 mil; o outro no valor de R$ 69 mil. A iniciativa contribuirá para o levantamento e a consolidação de informações relativas às terras indígenas que subsidiarão ações estratégicas da Funai.

O edital BRA No 03/COGER busca a realização de diagnóstico acerca da produção indígena do estado do Mato Grosso, da possibilidade de acesso desse grupo ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e, também, a capacitação de indígenas para acesso às políticas de aquisição de alimentos.



Já o edital BRA No 05/COGER visa capacitar indígenas no manejo do pirarucu, diagnóstico participativo, mapeamento de lagos e intercâmbio relativo à atividade de manejo do pirarucu na Ilha do Bananal, considerada a maior ilha fluvial do mundo, localizada no estado do Tocantins. Tem como propósito iniciar uma experiência piloto e avaliar a possibilidade de ampliar a atividade na região.

Os interessados devem seguir os procedimentos para apresentação de candidatura conforme estipulado pelos editais. As atividades terão duração de oito meses.

Projeto BRA/13/019

Os editais fazem parte do Projeto BRA/13/019. Trata-se de um acordo de cooperação técnica entre a Funai e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Acompanhado pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC) do Ministério das Relações Exteriores (MRE), o projeto conta com recursos do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e visa à implementação da Política Nacional de Gestão Ambiental e Territorial (PNGATI), instituída pelo Decreto Presidencial no 7.747, em 5 de junho de 2012.

A Funai é responsável pela gestão técnica e administrativa do Projeto BRA/13/019, por meio da Coordenação-Geral de Promoção ao Etnodesenvolvimento (CGETNO), que procederá tanto à seleção de candidatos quanto ao apoio técnico e operacional dos consultores contratados.

Assessoria de Comunicação/Funai

https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2024/inscricoes-para-contratar-especialistas-em-etnodesenvolvimento-em-terras-indigenas-vao-ate-sexta-feira-15
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source