From Indigenous Peoples in Brazil

News

Comissão mapeia área de conflitos em Dourados e estuda compra ou permuta de terrenos

05/04/2024

Autor: Marcos Morandi

Fonte: Mídia Max - https://midiamax.uol.com.br



Negociações podem envolver captação de recursos internacionais

Entre as ações discutidas pela Frente Parlamentar em Defesa da Solução de Conflitos entre Indígenas e Proprietários de Terras do Município de dourados, está o estudo para aquisição por meio de compra ou permuta de áreas que são alvos de disputas. Uma nova reunião está agendada para o dia 9 de abril.

A medida faz parte de um balanço do trabalho em relação ao primeiro trimestre apresentado pela comissão, que é presidida pelo vereador Rogério Yuri (PSDB) e também conta com a participação de Fábio Luís (Republicanos) e Marcio Pudim (PSDB).

De acordo com um relatório, foram realizadas discussões a respeito de ações práticas que possam solucionar as disputas entre indígenas e sitiantes da região. Uma dela é a negociação de áreas por meio de pagamento em dinheiro. A outra é permuta de terrenos com imóveis da União.

Além disso, também foi discutida a captação de fundos internacionais ou até mesmo da Itaipu. "Nesse sentido foi acordado a elaboração de um projeto para ser encaminhado às instituições de fomento e outras partes interessadas", explica o presidente da Frente Parlamentar.

A comissão também atualizou laudos de avaliações dos imóveis nas propriedades localizadas nas áreas de conflito. No total, foram produzidos oito documentos, que incluem informações sobre localização, área, benfeitorias e valor venal. Nem todos os produtores forneceram as informações necessárias.

Nos próximos dias, serão feitos levantamentos no cartório das áreas próximas à Reserva Indígena, perícia topográfica, análise de certidões vintenárias, matrículas e georreferenciamento das aldeias Jaguapiru e Bororó.

https://midiamax.uol.com.br/cotidiano/2024/comissao-mapeia-area-de-conflitos-em-dourados-e-estuda-compra-ou-permuta-de-terrenos/
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source