From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

News

Sem acordo, governo prorroga grupo de trabalho sobre Ferrogrão

13/04/2024

Fonte: FSP - https://www1.folha.uol.com.br/



Sem acordo, governo prorroga grupo de trabalho sobre Ferrogrão
Ferrovia é apoiada por agricultores e empresas, que argumentam que reduziria a dependência de estradas

13/04/2024

O grupo de trabalho criado pelo governo federal para discutir a Ferrogrão, que levará soja de Mato Grosso para o Pará, foi prorrogado por 180 dias. Nos bastidores, as discussões sobre o traçado, que atravessa áreas ambientais, estão emperradas.

Com 1.000 km de extensão, a ferrovia Ferrogrão é apoiada por agricultores e empresas de grãos que afirmam que ela reduziria a dependência de estradas e reduziria os custos de transporte de soja de Mato Grosso para os portos fluviais na bacia amazônica.

No entanto, partidos de esquerda, como o PSOL, e movimentos indígenas pedem mais estudos para avaliar o impacto da ferrovia sobre o meio ambiente e desmatamento na Amazônia. Povos indígenas defendem rever o traçado para que não atravesse o Parque Nacional do Jamanxim, que é uma Unidade de Conservação.

https://www1.folha.uol.com.br/colunas/painel/2024/04/sem-acordo-governo-prorroga-grupo-de-trabalho-sobre-ferrograo.shtml
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source