From Indigenous Peoples in Brazil

News

MP investiga obras de rodovias dentro de Comunidade Quilombola de MT

07/03/2024

Autor: Ana Júlia Pereira

Fonte: Gazeta Digital - gazetadigital.com.br



Ministério Público Federal (MPF) abriu um Inquérito Civil para apurar os impacto das obras de manutenção e melhorias das rodovias BR-163 e BR-364, em terras da comunidade tradicional do Quilombo Abolição. Eles alegam que não foram consultados sobre o projeto.


Conforme portaria publicada na última segunda-feira (4), a Secretaria de Meio Ambiente (Sema) não informou a Concessionária Nova Rota do Oeste, responsável pela obra, a existência de comunidades quilombolas em seu raio de impacto. No entanto, a pasta teria se comprometido a atender as necessidades dos povos que habitam na região, localizada em Santo Antônio do Leverger.

Porém, os quilombolas alegam que não foram ouvidos sobre a realização das obras que irão afetar diversas áreas.


"Considerando, ainda, que ausência de consulta à comunidade impactada, fere compromissos internacionais assumidos pelo país ao vincular a obrigatoriedade daquele ato ao reconhecimento das terras tradicionalmente ocupadas - por meio de Relatório Técnico de Identificação e Delimitação (RTID) - uma vez que isso representa menos de 10% do número de comunidades quilombolas com autodeclaração certificada pelo Governo Federal".


Diante das denúncias, o Ministério Público decidiu converter o procedimento preparatório em Inquérito Civil para investigar os impactos da obra na comunidade, assim como observar se houve consulta prévia aos quilombolas.


https://www.gazetadigital.com.br/editorias/judiciario/mp-investiga-obras-de-rodovias-dentro-de-comunidade-quilombola-de-mt/764330
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source