From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Comunidade Truaru da Cabeceira define prioridades do PGTA e ações de enfrentamento às mudanças climáticas

16/10/2024

Fonte: Coiab - https://cir.org.br



Moradores da comunidade indígena Truaru da Cabeceira se reuniram na última sexta-feira (11), em uma atividade juntamente com a equipe do Departamento de Gestão Territorial, Ambiental e Mudanças Climáticas (DGTAMC) e Administrativo Financeiro do Conselho Indígena de Roraima (CIR), para discutir a implementação e definir prioridades do Plano de Gestão Territorial e Ambiental (PGTA), além das ações de enfrentamento às mudanças climáticas.

Entre as prioridades da comunidade, definiram a construção de um açude para criação de peixe, garantindo uma fonte sustentável de alimento e renda, reativação do monitoramento territorial, fortalecendo o Grupo de Proteção e Vigilância Territorial Indígena (GPVTI), com equipamentos tecnológicos que irá auxiliar na atividade de campo, fortalecimento do projeto de gado, na aquisição de materiais essenciais para o manejo sustentável, respeitando o meio ambiente e as tradições indígenas, contribuindo para o fortalecimento econômico da comunidade.

Na linha das mulheres, definiram a construção da casa das mulheres, para o desenvolvimento de projetos coletivos e fortalecimento do empoderamento feminino e apoio ao projeto de avicultura da juventude, que vai gerar renda e garantir a segurança alimentar da comunidade.

As ações do PGTA ou plano de vida, como é chamado pelas lideranças, além de fortalecer a autonomia e a gestão do território, ajudará a comunidade no enfrentamento às mudanças climáticas e pressões externas, garantindo a proteção territorial e a manutenção dos modos tradicionais.

A atividade foi realizada no centro da comunidade indígena Truaru da Cabeceira, terra indígena Truaru, região Murupu. Homologada em 1991, a terra indígena Truaru possui uma extensão de 6 mil hectares, uma população de mais de 567 indígenas e 145 famílias, segundo dados do Distrito Leste de Roraima.

A atividade teve o apoio da Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID), Instituto Clima e Sociedade (ICS), Nia Tero e da Agência dos Estados Unidos para Desenvolvimento Internacional (USAID)

https://cir.org.br/site/2024/10/16/comunidade-truaru-da-cabeceira-define-prioridades-do-pgta-e-acoes-de-enfrentamento-as-mudancas-climaticas/
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.