From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Nota: Funai e Ibama cumprem decisão judicial para a retirada de edificações ilegais na Terra Indígena Morro dos Cavalos (SC)

02/12/2024

Fonte: Funai - https://www.gov.br



A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) realizaram operação conjunta para demolição de edificações inabitadas construídas recentemente dentro da Terra Indígena (TI) Morro dos Cavalos. A ação, realizada nesta segunda-feira (2) no território, localizado no município de Palhoça, em Santa Catarina, contou com o apoio da Polícia Federal (PF) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

A operação conjunta cumpre decisão judicial expedida pela Justiça Federal no âmbito da Ação Civil Pública no 5020900-05.2017.4.04.7200/SC. A decisão determina à Funai e à União que adotem providências para efetiva proteção da comunidade e do território.

As edificações foram construídas de maneira ilegal dentro dos limites da Terra Indígena, o que configura infração ambiental por se tratar de área de preservação permanente, além de invasão de terras públicas.

A atuação da Funai, Ibama e órgãos competentes visa cumprir a decisão judicial e assegurar os direitos dos povos indígenas Guarani Mbyá e Nhandeva, que vivem na TI Morro dos Cavalos.

https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2024/nota-funai-e-ibama-cumprem-decisao-judicial-para-a-retirada-de-edificacoes-ilegais-na-terra-indigena-morro-dos-cavalos-sc
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.